Perfil dos usuários do naspi

Páginas: 7 (1746 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
PROJETO MULTIDISCIPLINAR

I- TEMA:

Perfil dos Usuários do NASPI ( Núcleo de atenção à saúde Pitágoras) para os serviços de Psicologia.


II- OBJETIVO GERAL:

Identificar o perfil dos usuários do NASPI para os serviços de Psicologia, na perspectiva dos profissionais das instituições NASPI e Escola Estadual Secundino Tavares.

III- OBJETIVOS ESPECÍFICOS :

1) Psicologia da saúde:Estabelecer a relação entre a saúde física e mental.

2) Psicologia organizacional:

Identificar a relação entre a atividade ocupacional e saúde física e mental.

3) Psicopatologia:

Identificar as queixas e sintomas psíquicos mais freqüentes nos usuários das
Instituições.

4) Psicologia Escolar:

Identificar as queixas da escola para os serviços de Psicologia

5) Psicologiaaplicada aos Portadores de necessidades especiais(PNE)I:

Identificar o PNE no âmbito educacional e clínico.

6) Psicodiagnóstico:

Analisar a necessidade do Psicodiagnóstico para os atendimentos dos serviços de Psicologia.

IV-METODOLOGIA :

A primeira etapa do Projeto Multidisciplinar é a elaboração do Referencial Teórico, onde são usadas bibliografias indicadas pelo professor de cadadisciplina. Posteriormente é elaborado dentro da sala de aula o instrumento de coleta de dados, que é o questionário semi-estruturado, que é composto por questões semi-abertas. O próximo passo é ir a campo e aplicar os questionários, no caso em questão, aplicaremos aos funcionários do NASPI e aos professores da escola Secundino Tavares. O instrumento de pesquisa é um delineamento na qual se coletaráinformações das mais variadas sobre os sujeitos entrevistados, informações estas relacionadas às seis disciplinas do 7º Período. Com os resultados em mãos, faremos a análise de dados e chegaremos a uma conclusão, que será apresentado em um seminário no final do semestre.

JUNÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO



O conceito de saúde, ao longo da história da humanidade, passou por variações,constituindo diferentes narrativas sobre os processos de saúde/doença. Cerca de 400 anos a. C. na Grécia antiga ocorreu um período marcante onde a medicina se liberta das influências mágio-religiosas, passando a fundamentar-se na observação objetiva e no raciocínio dedutivo. O responsável por essa mudança conceitual foi o médico grego Hipócrates. No século XVII, desenvolveu-se um modelo biomédico, queconsistia numa visão mecanicista e reducionista do homem e da natureza, tendo como filósofos embasadores: Galileu, Newton e Bacon, que conceberam a realidade do mundo como uma máquina. O foco passa a ser a doença e não mais o homem. Há a separação do todo em partes e a cura da doença nessa perspectiva equivalia à reparação da parte doente do corpo. Foi definida a teoria do germe. Com a evolução doconceito de saúde, chegou-se à conclusão de que a etiologia da doença é multicausal, levando em consideração a autonomia conceitual e as representações que as pessoas fazem sobre o seu estado de saúde, foi a primeira revolução da saúde. A segunda revolução da saúde passou a focar a saúde e não a doença preconizando o retorno a uma perspectiva ecológica.
Hoje, a definição de saúde estabelece doisconceitos centrais específicos e inovadores: a “Promoção de saúde” e “Estilo de vida”.
A Promoção da saúde foi definida pela carta de Ottawa em 1986 como: “O processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo.” (Buss, 1998). Nessa proposta, devolve-se à população o poder em matéria desaúde, e consequentemente o poder é retirado das mãos das instituições e profissionais ligados à área da saúde. Com isso, é assegurada a igualdade de oportunidades, permitindo que todas as pessoas realizem seu potencial de saúde através de ambientes favoráveis, acesso à informação, habilidades para viver melhor e oportunidades para fazer escolhas mais saudáveis.
O estilo de vida, segundo a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gráfico do perfil do usuário
  • Perfil do usuário de crack no brasil
  • Perfil do usuário atendido no peti
  • Perfil social dos usuário do cras de brejao
  • O perfil do usuário de drogas do Rio de Janeiro
  • Novo perfil do bibliotecário e do usuário em unidades de informação
  • PREVALÊNCIA E PERFIL DOS USUÁRIOS DE RECURSOS ERGOGÊNICOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO
  • Consumo e Cidadania: o perfil e a experiência dos usuários do Procon/Sergipe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!