Perfil dos comensais e avaliação da qualidade da alimentação servida no restaurante popular do trabalhador parnaibano

2573 palavras 11 páginas
PERFIL DOS COMENSAIS E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO SERVIDA NO RESTAURANTE POPULAR DO TRABALHADOR PARNAIBANO

Autores:
Brenda Andréia da Silva Santos
Tatiane da Silva Vera
Thamires Costa Melo
Paula Dourado dos Santos
Vanessa Véras Machado¹
Orientadores: Karla Josnaina Soares Campelo²
José de Ribamar Xavier Batista³

RESUMO
As políticas públicas garantem o acesso regular e permanente a alimentos (inclusive a água) de qualidade e em quantidade suficiente para uma vida saudável. O grande número de freqüentadores do Restaurante Popular despertou interesse para o estudo do caso. O presente artigo, resultante de coleta de dados feita no Restaurante Popular Parnaibano tem como objetivo observar a qualidade da alimentação por meio da opinião dos usuários. Buscamos ainda identificar o perfil destes comensais, levando em consideração a escolaridade, sexo, idade, ocupação e ainda identificar os principais motivos que os levaram a consumir as refeições do local e qual o grau de satisfação com relação a qualidade da comida. Visto que com o crescimento dos setores de serviços de alimentação fora do lar, as Unidades Produtoras de Refeições propõem que não se deve apenas alimentar o homem, e sim, bem alimentá-lo, assim julgamos importante ter o real conhecimento acerca da opinião dos usuários no que precisa ser melhorado, se realmente existem razões para isso e para que a população em situação de vulnerabilidade social, comerciários e público alvo que mais dependem destes serviços estejam satisfeitos.

PALAVRAS-CHAVE: Alimentação saudável. Segurança alimentar. Perfil dos comensais.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano e, segundo a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), cabe ao poder público assegurá-lo.
Entre as políticas públicas adotadas para minimizar os problemas sociais, enquadram-se algumas destinadas à segurança alimentar e nutricional, que passaram a ocupar lugar de destaque

Relacionados