PERFIL DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MORAÚJO

2596 palavras 11 páginas
PERFIL DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS/ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MORAÚJO
Benedita Costa do Nascimento
Danillo Freire Marques
Resumo
O presente trabalho discute o perfil geral dos alunos da Educação de Jovens e Adultos no contexto de uma unidade de ensino no município de Moraújo-CE. Apresenta o verdadeiro perfil dos sujeitos do EJA, suas perspectivas, suas buscas, as dificuldades enfrentadas e por quais motivos procuram a escolarização nas salas de aula de educação de adultos. Discute-se, com base em dados investigativos, a partir de depoimentos e observações, o que vem a ser esse tipo de educação para todos os envolvidos nesse projeto. É uma investigação de cunho qualitativo, que tem como objetivo conhecer as histórias de vida desses alunos e qual o sentimento deles em participar dessa modalidade de ensino.
Palavras-chave: Alfabetização de Jovens e Adultos. Professor. Aluno.
Introdução
A Educação de Jovens e Adultos Alfabetização é uma modalidade de ensino voltada para pessoas que não conseguiram, por algum motivo, concluir o ensino regular na idade apropriada. Procura atender a um público ao qual foi negado o direito de estudar durante a infância, seja por causa do sistema de ensino ou também pelas condições socioeconômicas desfavoráveis.
O papel docente é de fundamental importância no processo de reingresso desses alunos nas turmas de Educação de Jovens e Adultos. Por isso, o professor de Jovens e Adultos deve ser também um professor especial, capaz de identificar o potencial de cada aluno. O perfil do professor de Educação de Jovens e Adultos é muito importante para o sucesso da aprendizagem do aluno que vê seu professor como um modelo a seguir.
É preciso que a sociedade compreenda que alunos da Educação de Jovens e Adultos vivenciam problemas como preconceito, vergonha, descriminação, críticas, dentre outros e que eles passam por essas situações tanto na vida escolar como na vida em comunidade. Os alunos de EJA têm um traço

Relacionados