Perfil do administrado do século 21

Páginas: 6 (1368 palavras) Publicado: 7 de junho de 2012
PERFIL DO ADMINISTRADOR DO SÉCULO 21

1 PROBLEMA DA PESQUISA

Segundo Peter F. Drucker (1999), vivemos numa era em que precisamos aprender mais coisas e desaprender o mais depressa possível.
Partindo dessa idéia, e do fato de estarmos vivendo em tempos de profundas transformações e mudanças nesse início de século, como deve ser o perfil do administrador do novo milênio?

2 HIPÓTESEA administração é uma atividade tão antiga quanto a própria história do homem. No entanto, com o passar do tempo, a administração se tornou muito importante, se desenvolveu bastante, e hoje faz parte da vida de todos. Dessa forma, se tornar um profissional competente, buscar inovações, se desenvolver nessa área, não compete só ao especialista nessa área, mas também a todo aquele que deseja semanter no mercado de trabalho.

3 OBJETIVOS
3.1 GERAL

Estudar e procurar encontrar em meio a essa nova era em que estamos vivenciando, qual deva ser o perfil ideal do administrador nesse início de século.

3.2 ESPECÍFICOS
• Visualizar o nível de desenvolvimento da globalização econômica no mercado, suas exigências, e como o administrador deve agir em meio a essa situação;
• Compreenderque o processo de aprendizagem é algo de suma importância, a base para que o administrador se mantenha vivo no mercado de trabalho;
• Mostrar que o administrador é peça importante nessa era de constantes transformações, mas, contudo necessita de um novo perfil.

4 JUSTIFICATIVA

Compreender que tempos como os que estamos vivendo, sempre geram muita ansiedade, mas também geram oportunidades eesperança. Essa realidade vem levando as instituições, organizações e empresas a buscarem novas idéias e percepções para todos os seus setores. Compreender também que o administrador, mesmo estando diante de um mercado marcado pela competitividade, pela velocidade das informações e pela busca de novos modelos de gestão, exerce um papel importante, pois é o elemento responsável pela gestão dasorganizações.

5 REFERENCIAL TEÓRICO

Ao observarmos a história do homem, percebemos que a administração é uma atividade humana tão antiga quanto a sua própria história. Desde que o homem deixou de viver uma vida nômade e passou a se dedicar a uma atividade permanente, passou também a desenvolver o trabalho de administrador, ou seja, passou a trabalhar com planejamento.
Com o passar dotempo, a administração foi se desenvolvendo, foi fazendo cada vez mais parte da vida humana. E nesses últimos tempos se desenvolveu tanto que a podemos chamar de ciência, segundo a definição de Bruno Weiblen.
O administrador passou a ser peça importante na empresa, tanto que ganhou um lugar especial. E hoje, com o grande avanço da ciência, da tecnologia, da globalização, surgiu, para o administradore outros profissionais da área, a necessidade de se buscar um novo perfil. Essa necessidade surgiu devido a profundas transformações no mercado, tais como a terceirização e a descentralização.
Segundo Mariotti (1996), fomos educados em um clima de competição, ensinados a lutar uns contra os outros, sendo que a competição faz parte da natureza do ser humano, e que isso representa a chave davitória. Com isso, o autor mostra que sempre houve competição entre os homens, e que nessa era atual é algo que está cada vez mais crescente no nosso meio. Mas com isso ele não mostra que devemos lutar uns contra os outros, mais sim que o administrador precisa agir com competência, ou seja, não trabalhar mais de maneira isolada, mas procurar unir esforços, trabalhar em conjunto, buscando sempre novashabilidades, novos conhecimentos e descobrir novas formas de administrar.
Bruno Weblen afirma que:
“... alguns valores essenciais como a ética, o trabalho em equipe e o planejamento estratégico na gestão empresarial continuam fortes, além de outros novos,...”

Com isso, Bruno Weblen concorda com Mariotti, e afirma que, além disso, outros fatores como a ética e o planejamento são fatores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • perfil empreendedor do seculo 21
  • O perfil do lider do seculo 21
  • seculo 21
  • Século 21
  • Século 21
  • empresas do seculo 21
  • a mulher no século 21
  • Depressão doença do Seculo 21

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!