Perfil de umadminiistrador

1008 palavras 5 páginas
FACULDADE POTIGUAR DA PARAÍBA – PB
GST - Gestão Pública Aluna: Célia Maria Gomes Sampaio

QUESTIONÁRIO 1- Como se deu o processo de transição do feudalismo para o capitalismo?
Desde o século 11, o sistema feudal entrou em crise surgiram os elementos pré-capitalistas. O desenvolvimento do comércio, das cidades, sobretudo de uma nova classe social foram os elementos que determinam a ruína dos senhores feudais pressionados por novos interesses econômicos e políticos.

2- O que é capitalismo?
É um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos.

3- Fale sobre a revolução industrial e a revolução francesa.
Revolução Industrial – Representou a vitória da indústria capitalista que converteu grandes massas humanas em simples trabalhadores desprovidos de quaisquer privilégios. 4- O que sociologia?
É o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas, tem como objetivo tornar as compreensões cotidianas da sociedade mais sistemáticas e preciosas.

5- Como se deu o processo de formação das ciências sociais?
Se deu em uma data não muito distante, na idade moderna com a chegada do capitalismo aconteceu a preocupação no sentido de aplicar o método cientifico ao conhecimento dos fenômenos que acontece na vida social.

6- Cite 4 (quatro) ciências que compõe o grupo das chamadas ciências sociais?
Sociologia, História, Antropologia e Geografia.

7- Fale sobre as idéias de Augusto Comte.

Positivismo – nega a ciência qualquer possibilidade de investigar a causa dos fenômenos naturais e sociais. Comte definiu positivo como: com sete acepções real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Comte tentou também uma classificação das ciências ;baseada na hipótese que as ciências tinham desenvolvido da compreensão de princípios simples e abstratos à compreensão de fenômenos complexos e concretos

8- Aponte mudanças econômicas e sociais

Relacionados