Perfil da automedicação entre estudantes da área de saúde da ufpe e moradores do bairro da várzea

Páginas: 16 (3798 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2012
Perfil da automedicação entre estudantes da área de saúde da UFPE e moradores do bairro da Várzea





Aleide Santos de Melo Lima, Amanda Guedes Linhares, Camila Agra Souza, Laís Karine de Souza, Katariny Calheiros de Castro, Marília Maria Sitônio, Samia Araújo Lima, Sirlene Lucena de Moura





Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco





ResumoFundamentos: A automedicação é uma prática comum, no entanto, pode possibilitar agravos e mascaramento de doenças, interações medicamentosas e intoxicações. Objetivos: Determinar a prevalência e conhecer as características da automedicação entre estudantes dos cursos da área de saúde da Universidade Federal de Pernambuco, bem como da população do Bairro da Várzea. Métodos: Foi realizado um inquéritopessoal com a população do bairro da Várzea através de sorteio de ruas e pessoas alternadas com uma amostra de 40 pessoas, sendo 20 homens e 20 mulheres. Simultaneamente, foi aplicado um questionário aos alunos dos cursos da área de saúde da Universidade Federal de Pernambuco, escolhidos aleatoriamente. Responderam ao inquérito um total de 40 alunos, sendo 20 homens e 20 mulheres. Resultados: Dosestudantes da área de saúde, 100% afirmaram ter comprado ou usado medicamento sem receita médica. No caso dos moradores da Várzea, dos quarenta entrevistados dois homens e duas mulheres alegaram nunca ter comprado ou usado medicamento sem receita médica. Os principais grupos de medicamentos administrados na automedicação foram: analgésicos/antipiréticos (100% dos entrevistados da área de saúde e97,5% dos moradores da Várzea) e antiinflamatórios (82% dos estudantes da área de saúde e 56% dos moradores da Várzea). Conclusões: Observou-se que ambos os grupos realizam a automedicação, embora exista uma prática maior da entre estudantes da área de saúde, provavelmente por esses terem maior acesso as informações relacionadas ao uso de medicamentos. Constatou-se que são utilizados medicamentosde prescrição médica, que deveriam ser adquiridos e utilizados somente com a receita do profissional habilitado. Os dados obtidos indicam a necessidade de intervenções junto à população e aos estudantes quanto ao uso racional dos medicamentos e a automedicação responsável.







Introdução


A automedicação é um procedimento caracterizado fundamentalmente pela iniciativa de um doente,ou de seu responsável, em obter ou produzir e utilizar um produto que acredita lhe trará benefícios no tratamento de doenças ou alívio de sintomas (Paulo e Zanine, 1988). Em alguns países, com sistema de saúde pouco estruturado, a ida à farmácia representa a primeira opção procurada para resolver um problema de saúde, e a maior parte dos medicamentos consumidos pela população é vendida sem receitamédica (Revista da Associação Médica Brasileira, 2001, ano). Porém, a automedicação inadequada pode ter como conseqüência efeitos indesejáveis e mascaramento de doenças evolutivas, representando, portanto, problema a ser prevenido.

Em países desenvolvidos, o número de medicamentos de venda livre tem crescido nos últimos tempos, assim como a disponibilidade desses medicamentos emestabelecimentos não farmacêuticos, o que favorece a automedicação (Mintzes, 1994). Já no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (ABIFARMA, ano), cerca de 80 milhões de pessoas são adeptas da automedicação (Ivannissevich, 1994) e a má qualidade da oferta de medicamentos, o não-cumprimento da obrigatoriedade da apresentação da receita médica, a carência de informação einstrução na população em geral e o fraco envolvimento de profissionais da área da saúde com a orientação dos usuários justificam a preocupação com a qualidade da automedicação praticada no País.

O presente trabalho refere-se a um estudo descritivo da automedicação entre estudantes da área de saúde da Universidade Federal de Pernambuco e entre moradores da área de abrangência da universidade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANALISE DO PERFIL DE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE AREA DE SAÚDE SOBRE BIOSSEGURANÇA
  • PERFIL DA SAÚDE BUCAL DOS MORADORES DO BAIRRO FIGUEIRINHA DO MUNICÍPIO DE XANGRI-LÁ, RIO GRANDE DO SUL
  • Moradores e Bairro
  • Pré-projeto sobre vacinação de estudantes da area da saúde
  • Automedicação para moradores de uma favela
  • Bairro da varzea Recife
  • gravadora,moradores de bairro
  • gravadora x moradores do bairro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!