pereiodontite

1365 palavras 6 páginas
3.0- PERIODONTITE

O termo clássico periodontite pode ser usado para designar a fase característica representada pela tríade gengivite, polpa e perda óssea, sendo a periodontite uma enfermidade que atinge os tecidos de sustentação dos dentes.

3.1.-Características Radiográficas

Com a progressão da enfermidade inflamatória, a porção do processo alveolar começa a reabsorver-se. Na radiografia, esta destruição é evidenciada comumente por uma forma de taça ou recorte de crista. A reabsorção pode progredir no sentido apical mantendo um nível horizontal. Além disto, a lâmina dura parece ser normal e não há dilatação do espaço periodontal. Muitos dos dentes permanecem firmes em seus alvéolos. Quando a perda do osso atinge o nível no qual o suporte dos dentes não é suficiente, os braços da alavanca se tornam tão desfavoráveis que as forças laterais e ainda as desenvolvidas pela função normal não podem ser recompensadas.

O padrão de progressão óssea pode progredir em uma direção vertical ao longo da raiz para formar defeitos ósseos angulares. Na radiografia eles são comumente evidenciados por defeito vertical ou em forma de "V", com a raiz do dente formando em lado de efeito.

3.2.- Classificação

A periodontite pode se expressar de várias maneiras, sendo assim classificadas em periodontite Aguda, Periodontite Crônica ou Periodontite Juvenil.

3.2.1.- Periodontite Aguda

É uma periodontite de progressão rápida.

A periodontite aguda ou abscesso periodontal lateral surge como uma complicação de bolsas gengivais ou periodontais. Os abscessos são causados pela invasão de bactérias patogênicas através do epitélio da bolsa, secundariamente a micro traumatismos ou bloqueio do fluxo de exsudato inflamatório da bolsa periodontal. Aprisionamento de corpos estranhos tais como grãos, cascas de pipoca ou cerdas de escovas de dente pode dar início ao problema. Traumatismo involuntário associado com raspagem subgengival pode também desencadear o

Relacionados