Perdas (teoria do dominó)

Páginas: 10 (2409 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2012
Introdução
Um breve retrospecto histórico seria o suficiente para se inferir que o prevencionismo, em seu mais amplo sentido, evoluiu de uma maneira crescente, englobando um número cada vez maior de fatores e atividades, desde as precoces ações de “reparação” de danos (lesão) ,até uma conceituação bastante ampla, onde se buscou a prevenção de todas as situações geradoras de efeitos indesejadosao trabalho. As atividades que transcedem de longe a pura “prevenção de acidentes ”como definidas duas ou três décadas passadas.
Ainda , pode-se notar que essas abordagens se assemelham em seu objetivo de “controle de danos” , ou “controle total de perdas” etc , porém diferem em aspectos básicos . Assim , há uma corrente que é fortemente baseada no aspecto administrativo de prevenção, conjugandoas “velhas técnicas” a algumas outras mais recentes, mas enfatizando a ação administrativa de controle e procurando desse modo fornecer uma “roupagem” nova à questão.























Conceito de Perdas
A visão mais comum sobre o acidente de trabalho é aquela ligada às pessoas, mas não devemos nos esquecer que os acidentes causam inúmeros prejuízos materiais. Quandoacontece um acidente, máquinas e equipamentos podem ser quebrados ou danificados paralisando linhas de produção, atrasando entregas e causando perdas financeiras que às vezes levam tempo para voltar à normalidade.

Além disso, muitos acidentes terminam em mortes ou aposentadorias precoces, fazendo com que todo o investimento em treinamento seja perdido. Claro que tudo isso é muito pouco diantede uma vida humana, mas o fator material não pode ser ignorado. Quando algo é destruído ou algum tempo foi perdido, isso é para sempre, não há como recuperá-los. A empresa pode ter um seguro ou uma reserva de capital para recompor os danos, mas os valores perdidos são para sempre, pois alguém lá na ponta vai pagar esse prejuízo, quer seja através de uma seguradora ou pelos próprios recursos daempresa.

Já ouvimos muitas vezes que as pessoas devem “correr atrás do prejuízo”, uma frase totalmente equivocada - nós devemos correr é atrás do lucro, só louco corre atrás do prejuízo. Também já ouvimos falar em “recuperar o tempo perdido”, outra frase sem sentido - ainda não descobriram uma forma de voltar no tempo. O tempo uma vez perdido, está perdido para sempre.

O Profissional deSegurança do Trabalho tem como objetivo a prevenção dos acidentes buscando implementar medidas de Segurança que visam minimizar prejuízos de qualquer ordem. A empresa através de seus representantes tem a obrigação de facilitar o trabalho do Técnico, fornecendo-lhe todo o suporte necessário para que o seu trabalho surta efeito - só assim os riscos de perdas serão minimizados e a empresa pode obterresultados positivos na sua política de Segurança do Trabalho e consequentemente poupar seus equipamentos e maquinários.

O grande desafio do Técnico é aliar a Segurança do Trabalho as constantes reduções de orçamentos da empresa, mas cabem algumas perguntas: Isso é possível? Como uma empresa pode diminuir seus custos sem atingir o setor de Segurança do Trabalho? A resposta para essas perguntas estáno ganho da produtividade - menos acidentes significam menos afastamentos e menos afastamentos se traduzem em mais dias trabalhados.

Um ambiente de trabalho planejado e organizado, com todas as normas de Segurança do Trabalho implementadas, fornece ao trabalhador tranquilidade para o exercício da função e seguramente haverá aumento de produtividade.

Uma empresa não é criada para obterprejuízos e sim lucros, mas o lucro não deve prevalecer sobre a vida humana. Para que haja equilíbrio entre capital e trabalho a empresa deve proteger o seu maior patrimônio que é o trabalhador.

Os acidentes e os enormes prejuízos por eles causados, já deveriam estar em pauta nas empresas há muito tempo, não há como cortar custos atingindo a Segurança do Trabalho. Uma política de Segurança do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria dos Dominos
  • Teoria da perda de uma chance
  • TEORIA DA PERDA DE UMA CHANCE
  • Teoria da perda de uma chance
  • TEORIA DA PERDA DE UMA CHANCE
  • Teoria da perda de uma chance
  • Teoria Da Perda De Uma Chance
  • A Teoria da Perda de uma Chance

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!