Percurso Gerativo De Sentido Na Campanha Publicit Ria Do

841 palavras 4 páginas
PERCURSO GERATIVO DE
SENTIDO NA CAMPANHA
PUBLICITÁRIA DO
CHEVROLET VECTRA.

Resumo
O presente estudo é uma analise do percurso gerativo da campanha publicitária do Chevrolet
Vectra, produzida pela marca de carros
Chevrolet no ano de 2011 e veiculadas em mídias impressas durante o período do dia dos pais. Dessa forma, o objetivo desse estudo é entender quais são esses elementos da campanha que levam ligação entre o carro e o dia dos pais.

Introdução
Este estudo tem como objetivo analisar uma peça publicitária da empresa de carros
Chevrolet veiculado no período do dia dos pais, denominada “Pai, um herói”. Essa campanha é composta por anúncios, de página dupla, apresentam um retrato de um pai e seu filho, metade feita por um desenho de uma criança, com muitas cores e onde o pai é pintado como um herói ou como um ídolo, e a outra metade com uma foto real.

Plano de conteúdo – nível fundamental O primeiro nível a ser analisado é o fundamental, que abriga as categorias semânticas que estão na base da construção de um texto. Uma categoria semântica fundamenta-se numa oposição de valores, e para que dois termos possam ser apreendidos conjuntamente, devem ter algo em comum, e sobre esse traço se estabelece uma diferença. Dessa forma, a peça da Chevrolet permitiu a identificação dos valores opostos “ Completo x Incompleto”. Tal oposição é percebida no desenho feito pela criança para demonstrar o pai é completo, ele ilustra um dragão morto como a batalha que o pai tem que encarar no dia a dia. Já na outra parte a imagem se torna real, mostrando o pai indo buscar o filho na escola. Ainda na categoria semântica, é qualificado cada valor em euforia ou disforia. O termo euforia é vista como um valor positivo, já a classificação disforia é vista como um valor negativo. Sendo assim, os valores presentes na peça são classificados da seguinte maneira: O valor de completo representa a euforia e o valor incompleto representa a disforia.

Nível narrativo










Partindo

Relacionados

  • Percurso Gerativo De Sentido Na Campanha Publicit Ria Do Chevrolet Vectra
    1258 palavras | 6 páginas