percepçãp extra sensorial

2072 palavras 9 páginas
Percepção Extra-Sensorial (PES)

Percepção Extra-Sensorial (PES)

Muitos acreditam que há algumas pessoas ("sensitivas" ou "psíquicas") que podem captar os pensamentos de outros e até mesmo transmitir seus próprios pensamentos para outros. Esta comunicação mente-a-mente directa é frequentemente descrita como instantânea e independente da distância. Proponentes (defensores) às vezes alegam que todas as pessoas têm esta habilidade até certo ponto, e que isto explica muitos eventos curiosos na vida diária, como sonhos aparentemente pré-cognitivos. O termo genérico para esta alegada habilidade é percepção extra-sensorial, ou PES (às vezes chamada "psi"). Parapsicologia é o nome do estudo sério de tais alegações. No entanto, a parapsicologia parece ser uma ciência não pode demonstrar que seu objecto de estudo existe, muito menos oferecer explicações para ele.

As alegações para a PES entram em quatro categorias gerais:

»» Telepatia -- a consciência de uma pessoa de pensamentos de outrem, sem qualquer comunicação por canais sensoriais normais.

»» Clarividência -- conhecimento adquirido de um objecto ou evento sem o uso dos sentidos.

»» Precognição – conhecimento que uma pessoa pode ter dos pensamentos futuros de outra pessoa, ou de eventos futuros.

»» Psicocinese ou Telecinese -- a habilidade de uma pessoa de influenciar um objecto físico ou um evento, somente pensando sobre ele. (Alguns investigadores consideram-na como uma parte do psi, mas não estritamente "percepção" extra-sensorial).

As evidências citadas para a PES são, normalmente, de origem dúbia, no entanto, às vezes é alegado que testes científicos ou governamentais realizados em instituições de pesquisa respeitadas têm demonstrado de forma conclusiva que a PES existe. Relativamente aos psicólogos, estes têm uma opinião unânime acerca da existência da PES, a qual consideram que ainda não foi demonstrada.

A inconsistência entre as alegações de PES e o conhecimento

Relacionados