Percepção dos enfermeiros frente as técnicas rcrc

2570 palavras 11 páginas
PERCEPÇÃO TÉCNICAS

DOS ENFERMEIROS FRENTE AO CONHECIMENTO DAS UTILIZADAS NA ASSISTÊNCIA DA REANIMAÇÃO

CARDIORRESPIRATÓRIA E CEREBRAL DE UM HOSPITAL DA CIDADE DE JANAÚBA – MG.
*REIS, Adeilson José;

RESUMO
Introdução: Esta pesquisa analisa o reconhecimento da reanimação cardiorrespiratória e cerebral (RCRC) em adultos, com base em dados obtidos por uma pesquisa realizada no Hospital Municipal de Janaúba, Minas Gerais. Teve como principal objetivo avaliar o nível de conhecimento dos enfermeiros entrevistados quanto ao diagnóstico, assistência e intervenções da parada cardiorrespiratória em adultos e suas causas mais comuns. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa não experimental, exploratória, descritiva, com abordagem quantitativa, sendo que os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário. A pesquisa teve a participação de 10 enfermeiros. Os dados foram organizados em duas categorias básicas: o conhecimento de uma parada cardiorrespiratória e a sequência ideal no atendimento de uma parada cardiorrespiratória. Resultados: Os resultados evidenciaram que as ações realizadas pelos enfermeiros numa parada cardiorrespiratória ainda são insatisfatórias, apesar de reconhecerem a importância do tema. Conclusão: Foi possível constatar que é necessário incentivar a reavaliação e capacitação contínua e permanente do enfermeiro, principalmente em se tratando do atendimento de PCR, pois muitos dentre os entrevistados nesta pesquisa não tinham conhecimento das novas diretrizes para reanimação cardiorrespiratória e cerebral (RCRC).

Palavras-chave: Parada cardíaca; Tratamento de emergência; Serviços de emergência; Reanimação cardiorrespiratória e cerebral.

1 INTRODUÇÃO

O termo reanimação cardiorrespiratória e cerebral (RCRC) vem sendo introduzido na prática profissional em substituição ao termo (RCP) reanimação cardiopulmonar. Busca-se com esta mudança, o entendimento de que, as medidas iniciais devem objetivar não só o retorno da

Relacionados

  • Qualificação das equipes de enfermagem do hospital universitario de santa maria no atendimento à pcr
    17254 palavras | 70 páginas