PERCEPÇÃO DO EFETIVO POLICIAL MILITAR DE TANGARÁ DA SERRA - MT FRENTE AOS DIREITOS HUMANOS NO POLICIAMENTO OSTENSIVO

35022 palavras 141 páginas
INTRODUÇÃO

Sistematicamente nos deparamos com novos desafios, constatações de que a verdade de ontem já não pertence mais aos nossos dias. A todo o momento somos confrontados por diversos problemas sociais, seja na saúde, na previdência social, na justiça ou no sistema prisional, por exemplo. A sociedade, indignada e desacreditada, anseia e cobra melhores resultados do Estado e seus dirigentes, e a segurança pública está na dianteira dessas cobranças como uma das maiores aspirações da população por melhorias, dada a escalada da violência e da criminalidade no Brasil, e a patente desorganização e despreparo das instituições de segurança pública no país.
A presente monografia milita numa área muito interessante e debatida constantemente no meio policial no Brasil e no mundo. A questão dos direitos humanos é um assunto que suscita debates acalorados, mais ainda quando se refere à atividade policial, já que o tema tem-se firmado em todo o mundo sob a marca de profundas contradições, e pelo fato de que constantemente temos assistido a diversos exemplos de violações destes direitos por policiais no desenrolar de suas ações.
Este trabalho aborda a atual situação dos policiais militares em Tangará da Serra – MT no que se refere ao conhecimento e à aplicação no serviço diário de policiamento ostensivo1 da doutrina de direitos humanos voltada para a atividade policial. Analisa, portanto, até que ponto houve um aprendizado do policial militar da doutrina de direitos humanos em seu curso de formação e/ou cursos de extensão e aperfeiçoamento, bem como a forma que se dá o relacionamento polícia X comunidade em Tangará da Serra, no que se refere ao respeito a estes direitos e à cidadania2 das pessoas neste município.
Para tanto, buscamos por um breve histórico dos direitos humanos e das doutrinas de direitos humanos aplicáveis na atividade policial. Foi realizado um levantamento em meio a comunidade tangaraense para que esta, na posição de

Relacionados

  • Monografia policia
    24497 palavras | 98 páginas
  • Diva Maria De Oliveira Mainardi
    35452 palavras | 142 páginas
  • Constituição
    236777 palavras | 948 páginas
  • Detran Apostilaaaaaa
    280354 palavras | 1122 páginas