PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR PERANTE EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS

2627 palavras 11 páginas
PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR PERANTE EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS

CABECEIRA, Paulo Ricardo Alves COQUEIRO, Flávia Trindade

RESUMO: O artigo teve por objetivo analisar a percepção do consumidor frente às empresas socialmente responsáveis, determinando os impactos sociais e ambientais e a influência destas empresas sobre o consumidor. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada por meio do acervo de livros e periódicos publicados em revistas e anais, cujas informações foram analisadas e distribuídas em temas de acordo com os objetivos. Verificou-se que as empresas socialmente responsáveis se preocupam com a preservação do meio ambiente e com a sociedade, além de influenciar na decisão de compra dos consumidores. Sugere-se, portanto, que as empresas divulguem mais intensamente o tema responsabilidade social, assim como suas ações e produtos.

PALAVRA-CHAVE: Consumidor. Empresas socialmente responsáveis. Impactos sociais e ambientais. Decisão de compra.

1 INTRODUÇÃO

A Responsabilidade Social tem sido alvo de inúmeros debates, no Brasil e no mundo, porém há pouca abordagem do tema na ótica do consumidor, existindo, assim, poucos estudos que tratam da percepção dos consumidores em relação ao comportamento socialmente responsável das empresas.
Segundo Correa e Ferreira (2000), empresas socialmente responsáveis são aquelas que se preocupam com a sociedade e têm uma visão empresarial de que tudo o que é feito pela organização gera uma variedade de impactos diretos e indiretos dentro e fora dela, realizando ações que atendam os consumidores e empregados até a comunidade e o meio ambiente.
Frente ao exposto, este estudo foi idealizado em virtude de ter observado a importância da divulgação sobre as ações responsáveis para a população, uma vez que a disseminação de informações pode influenciar nos resultados sociais pretendidos pela empresa.
Assim, o presente estudo teve por

Relacionados

  • Terceiro setor
    16604 palavras | 67 páginas
  • Administração
    18909 palavras | 76 páginas
  • Tcc
    28417 palavras | 114 páginas