PERCEPÇÃO AMBIENTAL E COMPORTAMENTO - Fichamento

4348 palavras 18 páginas
PERCEPÇÃO AMBIENTAL E COMPORTAMENTO: VISÃO HOLÍSTICA DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA ARQUITETURA E NA COMUNICAÇÃO

Fichamento do livro “Percepção Ambiental e Comportamento: Visão Holística da Percepção Ambiental na Arquitetura e na Comunicação”, 2002, OKAMOTO, J., Ed. Mackenzie.

SÃO PAULO
2013

1. REALIDADE E PERCEPÇÃO DO MEIO AMBIENTE
1.1 REALIDADE
“A realidade [...] é percebida por meio de conceitos, símbolos, mitos etc.”
(OKAMOTO, 2002, P. 21)
“Vejamos, inicialmente, as definições de realidade, realidade empírica e experiência, utilizando o trabalho de F. V. Rudio (1978, p. 10):
[...] o termo Realidade se refere a tudo o que existe, em oposição ao que é mera idealização. Empírico refere-se à experiência. Chama-se realidade empírica a tudo que existe e pode ser conhecido através da experiência. Por sua vez, experiência é o conhecimento que nos é transmitido pelos sentidos e pela consciência. Fala-se de experiência externa para indicar o que se conhece por meio dos sentidos corpóreos, externos. Já a experiência interna indica o conhecimento de estados e processos interiores obtidos através da consciência. Denomina-se introspecção à ação de conhecer, pela experiência interna, o que se passa dentro de nós.”
(OKAMOTO, 2002, P. 21-22)
“Assim, não se tem na mente a realidade absoluta, mas somente aquilo que é perceptível por meio dos fatos observados. E estes são decorrentes da atenção diante do universo de pensamentos, da interpretação dos fatos ou eventos que ocorrem no espaço considerado real.”
(OKAMOTO, 2002,P. 22)
“[...] no século XVIII, Kant (1724-1804) apresentava a tese de que o homem vive no mundo subjetivo, do sensível, do inteligível e da razão.”
(OKAMOTO, 2002, P. 24)
“Para Kant, a consciência humana é formada de três grandes faculdades: a sensibilidade, o entendimento e a razão.”
(OKAMOTO, 2002, P. 24)
1.2 MEIO AMBIENTE, ESTÍMULO, RECEPTORES, TRANSDUÇÃO SENSORIAL
“Temos a sensação do ambiente pelos estímulos desse meio, sem se

Relacionados