“Percepções dos professores do ensino básico a respeito da avaliação do processo de ensino-aprendizagem.”

Páginas: 6 (1427 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2011
IVO PEREIRA DO NASCIMENTO - 1061679
LUCIANA BATISTA DE LIMA - 1062965

“A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA SURDA”

Centro Universitário Claretiano
Nome do Curso: Licenciatura em ArtesNome da Disciplina: Língua Brasileira de Sinais
Nome do professor: Gabriela Dias Pires

Pólo São Paulo
2011
A importância de libras LIBRAS na Educação

As discussões em torno do processo de escolarização da pessoa surda são, historicamente, bastante freqüentes, principalmente no que diz respeito à modalidade de comunicação e à língua propriamentedita, que deverá ser considerada no processo de letramento desses indivíduos. Também devem ser consideradas as diferentes opiniões acerca do “lugar de escolarização” da pessoa surda, que pode ocorrer nas escolas especiais, nas escolas regulares ou nas escolas inclusivas.
A conseqüência natural de uma surdez neurossensorial, severa ou profunda, é, sem dúvida, a não aquisição da linguagemoral, de forma natural, pela criança. Dessa forma, a criança surda, quando chega à escola, diferentemente da criança ouvinte, não tem a língua oral adquirida. Via de regra, não tem língua alguma.
Colocada como algo “especial", a educação dessas crianças vem lutando no sentido de desenvolver um processo de letramento de qualidade e, portanto, eficaz. Ou seja, espera-se oferecer condições paraque a criança surda, no mínimo, alcance o domínio da linguagem escrita. Muitas são as pesquisas e propostas de trabalho. Poucos são os resultados obtidos.
O ser humano comunica-se com seus semelhantes por meio dos órgãos dos sentidos, o que o leva a transmitir e receber mensagens dos mais variados tipos: visuais, auditivas, táteis... Contudo, a comunicação só se realiza plenamente com autilização da língua. Comunicar, portanto, é a função principal do Sistema Lingüístico.
O aprendizado da Língua Portuguesa tem sido, ao longo dos anos, a maior dificuldade para os alunos surdos. Apesar do enorme esforço de professores e dos próprios alunos, os resultados nem sempre são satisfatórios.
A linguagem é o lugar de interação, de constituição das identidades, de representação depapéis e de negociação do sentido.
No aprendizado da Língua Portuguesa ou da LIBRAS faz-se necessário que o professor se lembre de que ambas se estruturam em quatro níveis:
• Fonológico
• Morfológico
• Sintático
• Semântico – pragmático
O não desenvolvimento da Linguagem, oral ou de sinais, nos primeiros anos de vida, causam danos inestimáveis na construção da identidadee aprendizagem do surdo.
Nas escolas especiais para alunos surdos, a língua através da qual a prática educacional é constituída vai depender da filosofia e, consequentemente, da metodologia escolhida por cada escola.
Quando a escola opta pela filosofia oralista, a língua utilizada é a língua portuguesa oral e escrita. A importância da Língua Brasileira de Sinais, a LIBRAS, como suportepara o aprendizado da língua portuguesa no processo de escolarização dos alunos surdos é o fato de que todos os atores envolvidos no processo educacional vão contar com um novo instrumento, a saber, o uso da LIBRAS no cotidiano escolar. Entretanto, a aquisição e o domínio dessa língua demandam uma série de recursos que nem sempre estão disponíveis. Além disso, a grande maioria das famílias e dosprofissionais envolvidos com a criança surda é ouvinte e não domina a LIBRAS.

O Instrutor de Libras

O instrutor é protagonista no desenvolvimento das crianças, pois precisa ir além de reconhecer os conhecimentos prévios dos alunos, necessita criar um ambiente de sala de aula no qual aluno e instrutor aprendam, troquem experiências, sugiram, testem e, juntos, encontrem caminhos para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • “Percepções dos professores do ensino básico a respeito da avaliação do processo de ensino-aprendizagem”
  • Percepções dos professores da educação básica a respeito da avaliação dos processos de ensino-aprendizagem
  • “Percepções dos professores da educação básica a respeito da avaliação dos processos de ensino-aprendizagem”
  • Questões a respeito da avaliação dos processos de ensino-aprendizagem.
  • Avaliação do processo ensino aprendizagem
  • A avaliação e o processo de ensino aprendizagem
  • Avaliação do processo ensino aprendizagem
  • Avaliação do processo de ensino e aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!