Percepção e aprendizagem musical

Páginas: 6 (1299 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2011
PERCEPÇÃO E APRENDIZAGEM MUSICAL1
Márcio Kley de Alencar Ribeiro

RESUMO: Esse texto trata a respeito da percepção como aspecto primordial do processo de aprendizagem musical. É um breve estudo que destaca de que modo a percepção deve ser entendida a fim de possibilitar um pleno desenvolvimento do ensino musical.

PALAVRAS-CHAVE: Música. Percepção. Ensino. Aprendizagem. Conhecimento.

1.INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é destacar a importância da percepção no processo de aprendizagem musical.

O estudo parte, primeiramente, da investigação dos aspectos envolvidos no termo “percepção”, tentando, desta forma, delimitar o objeto de estudo. Assim, são analisados os conceitos e tipos de percepção, bem como em que medida ela é importante no processo de aprendizagem comoum todo.

Em seguida, é analisado como se dá o ensino da música nas escolas e que meios são necessários para que esse ensino seja pleno e profícuo.

2. PERCEPÇÃO

A palavra percepção tem dois aspectos básicos distintos. Um diz respeito aos órgãos dos sentidos. Neste caso, perceber significa ver, ouvir, cheirar, provar, tocar.
1

Texto elaborado sob orientação da professora Mércia Antunes,como avaliação do aluno na disciplina Fundamentos da Arte na Educação, do Curso de Licenciatura em Música, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Significa tomar conhecimento do mundo através da visão, da audição, do olfato, do paladar e do tato. Nossa cultura privilegia os dois primeiros sentidos apontados, ou seja, visão e audição. Não é por acaso que, ao longo da história, o sistema delinguagem entre os homens são baseados principalmente em signos visuais e auditivos. Assim, perceber significa, nesse primeiro sentido, mais comumente, ver e ouvir.

Há outro conceito de percepção, no entanto, que não a associa aos órgão dos sentidos. Segundo esta abordagem, percepção tem conotação predominante de aquisição de conhecimento. Significa, portanto, entender ou compreender algo.Essa discrepância de entendimentos sobre a percepção, quando radicalizada, leva a dois equívocos. Primeiramente, entendê-la como apreensão do mundo pelos órgãos dos sentidos faz parecer que esse processo se dá de maneira passiva. Percepção seria tão somente a reação de órgãos sensoriais a estímulos externos. A formação do conhecimento, no entanto, não se dá de forma passiva. O homem não é meroreceptor de estímulos. A cada um desses estímulos é atribuído um significado. É esse significado que vai guiar as ações do homem. A percepção é dirigida pelo sujeito de acordo com uma intencionalidade, segundo um projeto.

Em sentido oposto, entender a percepção como aquisição abstrata de conhecimentos e conceitos destituídos do homem em si, é aleijar o homem de sua experiência. O que se busca ésuperar essa pseudodicotomia na formação do conhecimento. A percepção deve partir do corpo e se estender à mente. O processo de ensino e aprendizagem envolve uma visão global do homem. Compreender e aplicar um conceito global de percepção no meio escolar é fundamental para a qualidade do ensino. Em qualquer matéria, o aluno só terá pleno domínio do conteúdo se este lhe for transmitido de maneirafamiliar, de modo que ele possa apreender seu sentido. A partir dessa apreensão, é possível estender a categorias mais abstratas e tornar pleno o aprendizado. Esse trajeto se aplica tanto a uma aula de história quanto a uma lição de matemática. Trata-se de perceber o indivíduo e o assunto como partes de um todo.

3. PERCEPÇÃO E ARTES

Conforme dissemos anteriormente, a percepção é componenteessencial no processo de ensino de qualquer disciplina escolar. Nas artes fica ainda mais fácil perceber a importância desse elemento. Nessa área, no entanto, fica evidenciada também a mudança de paradigma na construção do conhecimento.

Até o século XIX, ainda era possível aquela visão estanque da percepção. Mesmo nas artes era possível relacionar uma determinada linguagem artística a uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aprendizagem Musical
  • Aprendizagem e percepção
  • Percepção e aprendizagem
  • A percepção na aprendizagem
  • Percepção e Estruturação Musical
  • PERCEPCAO E ESTRUTURACAO MUSICAL I
  • processo de aprendizagem musical
  • Percepção,aprendizagem,motivação,emoção.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!