Percepção dos enfermeiros atuantes em uma maternidade

Páginas: 13 (3018 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2012
EDUCAÇÃO CONTINUADA: PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS ATUANTES EM UMA MATERNIDADE






| |
| |




São Paulo
Resumo



A Educação Continuada se faz necessária pela própria natureza do saber e do fazer humano como práticas que se transformam, tendoimprescindível papel para os profissionais de enfermagem, visando atualização e aprimoramento da equipe e conseqüentemente da assistência ao paciente. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção dos enfermeiros quanto à importância da Educação Continuada, em relação à melhoria da qualidade na assistência de enfermagem. Para o desenvolvimento deste estudo, realizou-se uma pesquisa de campo, comabordagem qualitativa, em um Hospital de pequeno porte, localizado no município de São Paulo, com cinco enfermeiras no Setor de Maternidade. Conclui-se que a Educação Continuada além de proporcionar melhoria na qualidade da assistência, contribui para a motivação, integração da equipe e melhor satisfação do cliente.



Palavras – chaves: Educação continuada, enfermagem, qualidade na assistência.Abstract


The Continued Education if makes necessary for the proper nature of knowing and making human being as practical that if they transform, having essential paper for the nursing professionals, aiming at update and improvement of the team consequently of the assistance to the patient. The objective of this study was to evaluate the perception of the nurses how much to theimportance of the Continued Education, in relation to the improvement of the quality in the nursing assistance. For the development of this study, a field research was become fullfilled, with qualitative boarding, in a Hospital of small transport, located in the city of São Paulo, with five nurses in the maternity sector. The education continued beyond providing improvement in the quality of the assistanceis concluded that, contributes for the motivation, integration of the team and better satisfaction of the customer.


Keywords: Continued education, nursing, quality in the assistance.

















Introdução
Em atendimento aos padrões de qualidade atual, torna-se imprescindível para a maioria das organizações, a adoção de medidas educacionais, para capacitarseus profissionais, conduzindo-os à posturas mais reflexivas e participativas em relação à assistência prestada ao paciente.
A Educação Continuada é um conjunto de práticas educacionais que visam a melhorar e atualizar a capacidade do indivíduo, favorecendo o desenvolvimento do profissional e sua participação eficaz na vida institucional (GRANDI, 2006).
A Educação Continuada para aequipe de enfermagem é constituída de uma aquisição progressiva de conhecimentos e competências que só poderá ser reconhecido à medida em que a qualidade do cuidado prestado ao paciente seja demonstrada através de uma assistência sistematizada e planejada, por meio de profissionais atualizados e capacitados a atender as necessidades técnicas, éticas e morais (DAVIM, 1999).
A EducaçãoContinuada se faz necessária pela própria natureza do saber e do fazer humanos como práticas que se transformam constantemente. A realidade muda e o saber que construímos sobre ela precisa ser revisto e ampliado sempre. Dessa forma, um programa de Educação Continuada se faz necessário para atualizarmos nossos conhecimentos, principalmente para analisarmos as mudanças que ocorrem em nossa prática, bemcomo para atribuirmos direções esperadas a essas mudanças (CHRISTOV, 1998).
Os enfermeiros da Educação Continuada constituem-se em um potencial agente de mudanças que interage com a equipe de enfermagem mediante estratégias para sua capacitação e aprimoramento no exercício das ações cuidativas da enfermagem, além de seu papel de recurso e apoio para a gerência e equipe de enfermagem,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Percepção do enfermeiro
  • PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS SOBRE SEU AUTOCUIDADO
  • A Percepção do Enfermeiro diante a morte
  • Percepção do enfermeiro na acreditação hospitalar
  • Percepção dos enfermeiros frente as técnicas rcrc
  • Escalas de mensuração da dor: a percepção dos enfermeiros
  • Prevalência da Síndrome de Burnout em Enfermeiros Atuantes em UTI
  • A diversidade cultural na percepção dos profissionais atuantes na educação básica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!