Percepção dos alunos do ensino médio em escolas públicas e particulares em relação ao ensino de biologia

Páginas: 69 (17162 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2012
[pic]
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
MARILÉIA MEDEIROS DIAS










PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES EM RELAÇÃO AO ENSINO DE BIOLOGIA















Tubarão
2007
MARILÉIA MEDEIROS DIAS













PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES EM RELAÇÃO AO ENSINO DE BIOLOGIATrabalho de Investigação em Ciências Biológicas apresentado ao Curso de Ciências Biológicas da Universidade do Sul de Santa Catarina como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Ciências Biológicas.


Professora Orientadora: Msc. Maricelma Simiano Jung





Tubarão
2007Dedico este trabalho ao meu esposo Edson, pelo incansável auxílio, compreensão e ao meu filho Túlio, lindo... que tanto tempo preciosos foram roubados.
AGRADECIMENTOS


A Deus, luz que ilumina o meu caminho e que sempre me ajuda nas horas em que mais preciso.
Aos meus pais, meus irmãos e toda á minha família, pelo auxílio, apoio ecarinho nas horas mais difíceis.
A minha orientadora Prof. Msc. Maricelma Simiano Jung, pelos seus ensinamentos e por ter acreditado desde o início na concretização deste trabalho.
A direção das Escolas pela oportunidade da realização desta pesquisa, em especial aos alunos que dela participaram.
A todos os amigos, pela disponibilidade e presença nas horas difíceis,especialmente a Rosália Regina Fernandes Pavanati, quem conheci na faculdade e sempre esteve ao meu lado nos bons e maus momentos.
Enfim, a todos que de alguma forma contribuíram para a realização deste trabalho e para a minha formação profissional.


















RESUMO


Essa pesquisa intitulada Percepção dos alunos do Ensino Médio em escolas públicas e particulares emrelação ao ensino de Biologia, teve por objetivo avaliar a percepção dos alunos, do Ensino Médio, em relação à disciplina de Biologia. Abordar tal temática é importante, pois é através das concepções dos alunos que podemos identificar seus anseios a essa disciplina. Para a realização desse estudo, utilizou-se uma pesquisa do tipo qualitativa, quantitativa, bibliográfica e de campo. Em relação àpopulação amostrada foi coletada em duas escolas públicas e duas particulares: Escola Educação Básica Martinho Alves dos Santos, Escola de Ensino Médio “Dite Freitas”, Escola Técnica de Comércio de Tubarão e Colégio Dehon, respectivamente, tencionando verificar se há diferenças nas percepções entre os dois grupos em relação às aulas de Biologia. Para a coleta de dados foi aplicado um questionáriocontendo seis questões abertas e duas fechadas, totalizando quatrocentos alunos pesquisados, sendo duzentos nas escolas públicas e duzentos nas particulares. Após a análise e discussão dos resultados, verificou-se que não se obteve grandes diferenças de percepções nas ambas escolas, sendo que a maioria dos alunos classificou as aulas de Biologia como interessante e importante e sentem-se atraídospelos temas abordados, mas gostariam que fossem realizadas mais aulas práticas e que as aulas teóricas fossem mais dinâmicas, divertida. A maioria espera utilizar os conhecidos adquiridos em Biologia em sua vida cotidiana.

Palavras-chave: Biologia. Interesse. Escolas Públicas. Escolas Particulares.
























ABSTRACT




This research entitled ThePerception of Public and Private High School Students on Biology teaching scoops on evaluating high school student’s perception on Biology. The study of such element is important because it is through student perception that we can better evaluate their view on Biology. A quality, quantity, bibliographic and field research were used in the research of this report. Relating to the analyzed...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!