Percepção de licenciandos em matemática sobre o uso da calculadora em sala de aula

Páginas: 34 (8460 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2012
FACULDADES INTEGRADAS
DE ARIQUEMES

CRISTIANE TALITA GROMANN DE GOUVEIA

PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA



ARIQUEMES
2012

FACULDADES INTEGRADAS
DE ARIQUEMES

Cristiane Talita Gromann de Gouveia

PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA

Artigo apresentado como requisitoparcial para obtenção do título de Especialista no programa de Pós-graduação “Lato Sensu” em Metodologia e Didática do Ensino Superior das Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR.

Orientadora:
Prof.ª Mestranda Carma Maria Martini.

Ariquemes
2012

Cristiane Talita Gromann de Gouveia

PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA

Artigoapresentado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista no programa de Pós-graduação “Lato Sensu” em Metodologia e Didática do Ensino Superior das Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR, sob apreciação da seguinte banca examinadora:

Aprovado em 18 de julho de 2012.

__________________________________________
Profª. Orientadora: Mestranda Carma Maria Martini
FaculdadesIntegradas de Ariquemes - FIAR

__________________________________________
Profº. Esp. Carlos Roberto Schweger de Souza
Faculdades Integradas de Ariquemes - FIAR

Ariquemes
2012
PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA
Carma Maria Martini
Cristiane Talita Gromann de Gouveia


RESUMO

Ensinar matemática é um desafio e relacioná-la como o dia-a-diado aluno é mais complicado ainda, porém, é preciso, já que esta ciência é importante para a formação de cidadãos e para a assimilação de outros conhecimentos. No entanto, aprender matemática não é só aprender a calcular, e sim desenvolver algumas habilidades de cálculo e entre elas está o domínio de recursos tecnológicos. Este domínio é necessário devido à inclusão do estudante na sociedade, poisa tecnologia faz parte da realidade da maioria. O uso de recursos como a calculadora, quando utilizada da forma correta, pode auxiliar no ensino e na aprendizagem dos alunos. Porém ainda existe uma resistência por parte de algumas escolas, professores, pais e alunos, sobre a sua utilização em sala de aula. Neste trabalho, relata-se uma investigação desenvolvida com acadêmicos do curso delicenciatura em matemática participantes de um curso de extensão que abordou o funcionamento da calculadora científica. O estudo aqui apresentado tem como objetivo analisar as concepções que os futuros professores têm a respeito da utilização da calculadora em sala de aula. Os resultados apontam que os professores destes acadêmicos não tem o hábito de usar a calculadora em suas aulas, porém permitem autilização da mesma por seus alunos, mostra também que existe uma divisão entre os futuros professores sobre a questão e as razões da utilização da calculadora para o ensino-aprendizagem. Como consideração final acredita-se que deve haver mais estímulos nos cursos de formação acadêmica, promovendo aos futuros professores de matemática reflexões sobre a utilização da calculadora em sala de aula.Palavras-chave: Calculadora. Matemática. Formação do Professor.

ABSTRACT

Teaching math is a challenge and relate it to the day-to-day the student is even more complicated, however, it is necessary, since this science is important for the formation of citizens and for the assimilation of other knowledge, however, learning mathematics is not only learn how to calculate, but develop some skillsin computing and among them is the domain of technological resources. This field is required due to the inclusion of students in society, because technology is part of the reality of the majority. The use of features such as calculator, when used correctly, can assist in teaching and student learning, but there is still resistance from some schools, teachers, parents and students regarding...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uso de calculadora em salas de aula
  • uso da calculadora em sala de aula
  • O uso de calculadora na sala de aula
  • Meu depoimento sobre a calculadora em sala de aula
  • O uso da calculadora nas aulas de matemática no ensino médio
  • IMPLICAÇÕES DO USO DA INFORMÁTICA NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA
  • resenha critica sobre o uso da tecnologia na sala de aula
  • Depoimento sobre uso da calculadora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!