Percepção de corpo e sexualidade da mulher mastectomizada

Páginas: 32 (7822 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2012
1 INTRODUÇÃO

Tendo em vista a grande incidência de câncer de mama, a mastectomia (cirurgia para retirada da mama) é um dos meios de tratamento mais utilizados a que grande parte das mulheres acometidas por essa doença são submetidas.
Segundo a literatura, as mulheres mastectomizadas, apresentam uma insatisfação com a sua imagem corporal, sentindo-se desfiguradas e menos atraentes para os seusparceiros, sendo assim, a mastectomia ao retirar um órgão, símbolo da feminilidade, da maternidade e do erotismo, desconstrói a imagem corporal da mulher de maneira abrupta.
O câncer de mama é uma neoplasia maligna, relativamente raro antes dos 35 anos, após essa idade sua incidência cresce vertiginosamente. Nos países ocidentais representa uma das principais causa de morte, sendo responsávelpelo maior número de óbitos em mulheres no mundo, tornando-se assim uma das grandes preocupações em saúde pública no que diz respeito à saúde da mulher.
Segundo alguns estudos, calculam-se que em todo o mundo, serão diagnosticados a cada ano, aproximadamente um milhão de novos casos e que a incidência do tumor aumenta consideravelmente com o aumento da idade. Uma mulher que vive até os 90 anos deidade tem uma chance em oito de desenvolver câncer de mama. Em 2001, quase 240.00 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama e mais de 40.00 morreram da doença.
Essa problemática insere-se no campo de preocupações de muitos estudiosos, pesquisadores, que buscam compreender e esclarecer as mudanças na vida das mulheres mastectomizadas em suas dimensões biológicas, psicologias e sociais. Nessafase, as mulheres vivenciarão perdas significativas que vão contribuir para as mudanças que podem ou não ocorrer na sua sexualidade.
Temos a finalidade de analisar os efeitos que a mastectomia acarreta na percepção da sexualidade e da imagem feminina, uma vez que a mulher vivencia perdas em seus papeis sociais, e essas perdas sociais e emocionais dão um novo significado a sua vida.
Para arealização desse projeto, foram lidos vários autores que trabalham com essa temática, conceituando e contextualizando historicamente alguns termos como a percepção, sexualidade.
Norteando-se por esses objetivos apresentados, esse projeto apresenta-se como uma tentativa de contribuir significativamente para a compreensão e o esclarecimento de questões referente à sexualidade da mulher mastectomizada.Pretende chamar a atenção da sociedade, da família e dos profissionais que lidam com essa mulher, par as transformações que a mastectomia impõe na vida dessas mulheres e na dos seus parceiros.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 A SEXUALIDADE FEMININA

Segundo o dicionário de psicanálise de Laplache e Postalis (1992, apud PRIORE ,1997), “a sexualidade relaciona-se a história de cada indivíduo”.Envolvendo diferentes aspectos biológicos, psicológicos e sociais. O termo sexualidade surgiu no final do século XIX, sendo considerado como uma característica própria do ser humano, acompanhado-o em todas as fases da vida. Constituiu-se numa forma de expressão que reflete o contexto histórico cultural em que o homem está inserido.
Os valores, as crenças, e as práticas sociais estão presentes naconstrução e na vivencia da sexualidade do indivíduo. A sexualidade é, portanto uma construção histórica, sendo assim reflete os valores e a moral da sociedade numa determinada época. A marginalização da sexualidade tem razões históricas, o sexo até bem pouco tempo era para fins unicamente procriativos, sendo o prazer reprimido considerado pecaminoso e moralmente condenável.

Com o desejo e assensações pretensamente domados, vinha afinal o casamento, que podia ser com um homem bem mais velho, de trinta, sessenta e até setenta anos. Agora seu senhor passava a ser o marido. O casal, porém, continuava a sofrer interferência da igreja mesmo no leito conjugal. Nada de excesso, nada de erotismo, como prescrevia são Jerônimo desde o ano de 392: Escandaloso é também o marido demasiado ardente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sexualidade medieval: O lugar da mulher e do corpo na Idade Média
  • mulheres mastectomizadas
  • Mulheres mastectomizadas
  • percepção do corpo
  • O corpo e a sexualidade
  • Corpo e sexualidade
  • O Enfrentamento Religioso em Mulheres Mastectomizadas
  • Mulheres, seus corpos e seus pêlos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!