PERCEPÇÃO COMO LUGAR DE CONFUSÃO NA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA: LEITURA BERGSONIANA DO MEDIUM ENTRE LEMBRANÇA E MEMÓRIA.

Páginas: 22 (5461 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
PERCEPÇÃO COMO LUGAR DE CONFUSÃO NA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA: LEITURA BERGSONIANA DO MEDIUM ENTRE LEMBRANÇA E MEMÓRIA.

Rodrigo Tavares Godoi 1
Pettersson Almeida Moura2

RESUMO

O ato de perceber é uma atitude racional, consequentemente uma ação consciente. A percepção não se faz sem a memória, as duas se entrelaçam de tal forma que chegam a se coincidir. Ao se falar de percepção e memóriaé necessário também falar da lembrança que nada mais é que uma representação do passado sem alteração, sendo ora voluntária ora involuntária. Lembrança e percepção, (assim como memória e percepção) chegam a ser confundidas, sendo que não se sabe onde uma começa e outra termina. Apesar de aparentar uma relação de oposição elas se coincidem. Destarte essa proposta visa esboçar, através de um estudointerpretativo, uma discussão acerca das obras de Bersgosn Matéria e Memória e Ensaio Sobre os Dados Imediatos da Consciência nas quais a percepção, lembrança e memória são temas de grande importância. O objetivo é conceituar percepção, memória e lembrança e compreender a relação que dá entre as mesmas e o porquê destas chegarem a ponto de se coincidir.

Palavras-chave: Percepção; Lembrança;Memória.


ABSTRACT

The act of perceiving is a rational attitude, hence a conscious action. The perception is not without memory, the two are intertwined so that even if it matches. When talking of perception and memory is also necessary to mention the memory is nothing more than a representation of the past without change, and sometimes involuntary voluntary now. Memory and perception (as wellas memory and perception) come to be confounded, and does not know where one begins and another ends. Despite appearing to an adversarial relationship they coincide. Hence this proposal is to sketch, through an interpretative study, a discussion of the works of Bersgosn Matter and Memory and Essay on the Immediate Data of Consciousness in which perception, memory and memory are issues of greatimportance. The goal is to conceptualize perception, memory and remembrance and understanding the relationship between them that gives and why these come about to match.


Keywords: Perception, Remembrance, Memory: Images.



Na verdade não há percepção que não esteja impregnada de lembrança. Aos dados imediatos e presente de nossos sentidos misturamos milhares de detalhes de nossa experiênciapassada.
Bergson


I. INTRODUÇÃO.


A leitura de um texto filosófico é um exercício difícil o que também se aplica a Henri Louis Bergson mesmo ele afirmando que a prática filosófica deve ser manifesta pelo espírito da simplicidade. Então, para ler Bergson é preciso lidar com uma categoria peculiar, o de dualismo. Essa categoria não pode ser vista na obra de Bergson como uma ambivalência. Odualismo é uma categoria presente em todos os conceitos na obra de Bergson: memória, lembrança, percepção, vida, tempo, espaço, justaposição e dentre outros. O dualismo deve ser apreendido como flexível a ponto do conceito confusão ser evidente e tratado positivamente por esse filósofo. Assim, engana-se aquele que acha que a linguagem simples impressa em suas obras é de fácil compreensão. Bergsoné extremamente preciso, e sua forma de raciocínio igualmente rigorosa. Devido à polissemia no termo historia é possível afirmar que, quando se trata de escrita da historia, o problema de memória é evidente e latente. Escrever ou produzir obra histórica é lidar com experiências subjetivas, uma dinâmica entre que Bergson chamou de tempo e espaço. Dois conceitos complexos que se aproximamindefinidamente por racionalidade ou na própria percepção. A memória visa nos orientar no espaço3, ela é busca de reconhecimento do eu no mundo, serve como formação de consciência e identidade. Memória é um instrumento de consolidação da identidade, esta não se faz desvinculada do espaço social.
O presente estudo parte de uma pesquisa interpretativa, logo o estudo de suas obras aqui elaborado, foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lembranças do meu lugar
  • A infância e sua singularidade todos nós enquanto crianças vivemos em lugares diferentes e estes lugares estão guardados na nossa...
  • Lugares de Memória
  • memoria, historia e lugares de memoria
  • Percepção e Memória
  • Percepção e Memoria
  • Percepção subjetiva da casa dos mortos
  • Percepção subjetiva do exercício

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!