Períodos Filosóficos

Páginas: 4 (785 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
A Filosofia surgiu entre homens dispostos a trabalhar seus pensamentos, a ponto de confrontá-los dentro da realidade em que viviam e no próprio ato de pensarem. Resolveram entregar-se às váriasindagações, provocando suas percepções, crenças e práticas. Desde então, inúmeros filósofos empenharam-se à reflexão acerca da VERDADE, no conhecimento e na liberdade no agir, cujos caminhos desembocam emvários temas, entre os quais vemos a Educação.
Desde as origens, a Filosofia viu-se ligada à educação, pois foi entendida, ao mesmo tempo, como atitude e forma de conhecimento responsável pelaformação humana, com vistas a excelência ética e intelectual.
Os filósofos assim como as crianças se parecem muito nas atitudes filosóficas, justamente por serem curiosos e indagarem constantemente sobretudo que lhes são apresentados em suas vidas como vias de dúvidas.
Tais características, inatas ao ser humano, permitiriam a entrada das crianças num universo de problematizações, hipóteses einvestigações reflexivas, aproximando-as, gradualmente, da Filosofia e de seus procedimentos.
A Filosofia é uma disciplina que leva em consideração, formas e alternativas de agir, criar e falar. Paradescobrir essas alternativas, os filósofos persistentemente avaliam e examinam o que outras pessoas normalmente têm como certo e especulam imaginativamente sobre quadros de referência cada vez mais amplos(LlPMAN, 1994, p. 143).
Antes dessa proposta, até se pensava em uma Filosofia da Educação preocupada com a infância, mas não em uma Filosofia na Educação dessa mesma infância. Atualmente, cerca de 30anos após as primeiras publicações de Lipman, voltadas diretamente ao público infantil, mais de 30 países, entre os quais o Brasil, pesquisam e aplicam sua proposta teórica, metodológica e curricular- conjunto que ficou conhecido como Filosofia para crianças.
Assim, é importante ressaltar que a Filosofia e Educação tem como escopo a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Periodos Filosoficos
  • Períodos filosoficos
  • periodos filosoficos
  • Períodos filosófico
  • Períodos Filosóficos
  • Resumo periodo filosofico
  • Contemplar os aspectos histórico/ filosóficos/psico-sociais do período de 1940 à 1960 do brasil
  • Contemplar os aspectos históricos, filosóficos, pisco-sociais, do período de 1940-1960

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!