Períodos da Sociedade Grega

Páginas: 12 (2924 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Engenharia Elétrica




Trabalho de Filosofia




Alunos: - Guilherme Fernandes de Oliveira
- Igor Campos Magalhães
- Thiago Teles Romano
Professor: Kairam






Belo Horizonte – Março – 2013
1 INTRODUÇÃO
I - Períodos da Sociedade Grega

Nasce uma nova forma e inusitada de pensar, onde osgregos deram o nome de Filosofia. Afirmam historiadores da filosofia que ela possui data e loca de nascimento: nasceu entre o fim do séc.V|| a.C. e o início do séc.V| a.C., nas colônias gregas da Ásia Menor.
Tradicionalmente, os historiadores distinguem quatro grandes períodos na história da sociedade grega: 1)Período homérico, quando os aqueus, os jônios e os dórios conquistam edominam Micenas, Tróia e Creta. Onde trouxeram para costas do mar Egeu um regime patriarcal e pastoril, depois de um tempo a economia domestica e agrícola e depois de mias tempo a economia urbana e comercial começando então a visitar países distantes.2)Período da Grécia arcaica, ocorreu quando os agrupamentos constroem cidadelas ou fortalezas para sua defesa e, sua volta, começam a surgir cidadescomo sedes dos governos das comunidades como Atenas, Tebas entre outras. Passando da monarquia agrária à oligarquia urbana, predominam o artesanato e o comercio, assim a economia monetária, com a qual triunfa com o individualismo sob muitas formas.3)Período clássico, mais reconhecido como período onde desenvolveu-se a democracia e surge o império marítimo ateniense, onde crescem as atenções paraPireu e assim também crescem as rivalidades entre as cidades e a Guerra do Poliponeso. E por fim o 4)Período helenístico, logo quando a Grécia tem o domínio da Macedônia e depois para o domínio de Roma assim tornando-se colônia de um império universal numa sociedade organizada.

II- Problemas da Origem da Filosofia
A partir do século X|| a.C., hordas dóricas invadem as regiões ocupadas pelosaqueus, que, em migração forçada, deslocam-se para a Ásia Menor, fundam colônias marítimas, desmantelam a estrutura agraria, patriarcal e gentílica, tornando-se potencia de navegação, comercio e artesanato em intenso contato com outros povos do oriente. Assim surge a moeda, a invenção do calendário e o aparecimento de uma rica classe de comerciantes que supera a antiga aristocracia agraria, asociedade grega vai-se tornando citadina ou urbana e a cultura vai-se laicizando, as formulações mítico-religiosas vão cedendo o passo a explicações racionais, cujo nome será, afinal, filosofia. Alguns historiadores afirmaram que a prosperidade econômica das colônias gregas da Magna Grécia “ foi a base sem a qual não poderiam realizar-se os mais altos esforços intelectuais ” e a filosofia é o maisalto desses esforços.


2 AS TESES CONTRARIAS A RESPEITO DA ORIGEM DA FILOSOFIA
I- Milagre Grego x Orientalismo

O primeiro “ historiador ” da filosofia de quem se tem noticia, Diógenes de Laércio( na verdade, o primeiro doxógrafo, isto é, o que reuniu e publicou as opiniões dos filósofos) onde é considerado o principal responsável pela oposição “ milagre grego ” e “ origem mental ” dafilosofia.
Diógenes registra, portanto a opinião dos que escreveram antes dele e que consideram a filosófica uma criação oriental. E mais importante que o exagero helenizante de Diógenes, é o fato de expor as duas opiniões contrárias sobre a origem da filosofia. A tese orientalista ganhará força durante a Renascença, quando filósofos ligados a correntes místicas e ocultistas afirmarem a origemegípcia de todos os saberes e de todas as práticas, baseando tal afirmação no fato de Platão haver considerado os gregos crianças, se comparada a sabedoria deles com a dos antigos sacerdotes. Sendo assim a tese orientalista não é descabida.
Nada nos impede de falar num “ milagre grego ”, se entendermos por expressões como: mutação qualitativa produzida sobre a herança recebida de outras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sociedade grega
  • Sociedade Grega
  • periodos da historia grega
  • Quais os principais periodos da filosofia grega?
  • Periodos da filosofia grega
  • principais periodos da filosofia grega
  • Arte grega Período Arcaico
  • Antiguidade Grega: Os períodos e suas categorias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!