Períodos da História da Grécia Antiga

Páginas: 7 (1559 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2013
Períodos da História da Grécia Antiga

Pré-Homérico - entre 2000 e 1.100 a.C
- época de ocupação do território da Grécia. Desenvolvimento das civilizações Micênica e Cretense. Invasão dos Dórios no final deste período, provocando a dispersão dos povos da região e ruralização.
Homérico - entre 1.100 e 700 a.C
- conclusão do processo de ruralização das comunidades gentílicas. Nos genoshavia a coletivização da produção e dos bens. No final deste período, com o crescimento populacional, ocorreu a desintegração dos genos. 
Arcaico - entre 700 e 500 a.C
- surgimento das pólis (cidades-estados) com a formação de uma elite social, econômica e militar que passa a governar as cidades. Neste período ocorreu a divisão do trabalho e o processo de urbanização. Surge o alfabeto fonéticogrego e significativo desenvolvimento literário e artístico.
Clássico - entre 500 e 338 a.C
- época de grande desenvolvimento econômico, cultural, social e político da Grécia Antiga. Época de grande fortalecimento das cidades-estados gregas como, por exemplo, Esparta, Atenas, Tebas, Corinto e Siracusa. Foi também uma época marcada por conflitos externos como, por exemplo, as Guerras Médicas(entre gregos e persas no século V). Ocorreu também, neste período, a Guerra do Peloponeso (entre Atenas e Esparta). 
Helenístico - entre 338 e 146 a.C
- fase marcada pelo enfraquecimento militar grego e a conquista macedônica na região. A cultura grega espalha-se pela região, fundindo-se com outras (helenismo)http://blogdamitologiagrega.blogspot.com.br/2011/01/periodos-da-historia-da-grecia-antiga.html

FORMAÇAO DAS CIDADES POLIS
Área: 131, 940 km2
Capital: Atenas
Língua oficial: Grego
População: 10,5 milhões
Moeda: Euro (€)
Data da entrada na União Europeia: 1981
Sistema Político: República
Países vizinhos: Itália e Malta
 A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jónico e Mediterrâneo, por volta de 2000 A. C..
As duas pólis (cidades) maisimportantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.
A economia dos gregos baseava-se no cultivo das oliveiras, trigo e vinhas.
O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande aceitação no Mar Mediterrâneo.
Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses.
A poesia, a história, as artes plásticas e a arquitectura foram muito importantesna cultura grega.


MAPA DA GRECIA ANTIGA




A Grécia Antiga

Aspectos Geográficos

A forma do território grego lembra uma mão aberta sobre o Mar Mediterrâneo. Esse território pode ser dividido em três grandes partes:

Grécia Continental: é a região situada ao norte do istmo de Corinto. Compreende regiões como Tessália, Etiólia, Beócia e Ática.

Grécia Peninsular: é a partesituada ao sul do istmo de Corinto, constituída pela Península do Peloponeso. Compreende regiões como Messânia, Arcádia, Lacônia e Argólida.

Grécia Insular: é a parte formada pelas diversas ilhas espalhadas, sobretudo, pelo Mar Egeu. Entre essas ilhas destacam-se Creta, Eubéia e os conjuntos das ilhas Cíclades e das ilhas Jônicas.

De modo geral, podemos destacar duas característicasfundamentais do território grego:

As Montanhas: há numerosas cadeias de montanhas, que dominam 80% da superfície territorial. Entre uma montanha e outra, encontram-se planícies férteis, berços naturais para o desenvolvimento de pequenas sociedades;

O Mar: o litoral é bastante recortado, com bons portos e diversas ilhas próximas umas da outras. As águas calmas dos mares gregos e as pequenasdistâncias entre as ilhas são um convite à navegação marítima. É por isso que a comunicação e o comércio marítimo sempre desempenharam importante papel na vida grega.

http://10descobreahistoria.blogspot.com.br/2010/09/grecia-antiga.html

A CIDADANIA NA GRÉCIA ANTIGA
Na Grécia de Platão e Aristóteles, eram considerados cidadãos todos aqueles que estivessem em condições de opinar sobre os rumos da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grécia antiga (período arcaico)
  • Período histórico
  • Grécia Antiga
  • História do direito na grécia antiga
  • historia da grecia antiga
  • História da Grécia Antiga
  • Historia da Grécia Antiga
  • História do direito na grécia antiga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!