Período pré-colonial

Páginas: 7 (1519 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
O período Pré-Colonial – 1500-1530

Pré-colonial é o período da História do Brasil que vai da chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral em 1500, até o início da colonização do Brasil com a expedição de Martim Afonso de Souza em 1530.

Os primeiros trinta anos:A expressão "descobrimento" do Brasil está carregada de eurocentrismo (valorização da cultura européia em detrimento das outras),pois desconsidera a existência dos índios em nosso país antes da chegada dos portugueses. Portanto, optamos pelo termo "chegada" dos portugueses ao Brasil. Esta ocorreu em 22 de abril de 1500, data que inaugura a fase pré-colonial.

Durante os primeiros trinta anos (1500 a 1530), Portugal demonstrou pouco interesse em colonizar o Brasil. Limitou-se ao envio de expedições de reconhecimento edefesa, fundação de feitorias, exploração do pau-brasil e a prática do escambo com os índios. Nesse período, o principal interesse de Portugal era com o lucrativo comércio das especiarias orientais. Portugal comerciava ouro, marfim, sal e escravos, com a África e especiarias e produtos de luxo com as Índias Orientais. Já as perspectivas econômicas em relação ao Brasil não eram boas; de início, osportugueses não encontraram metais preciosos, a única riqueza de fácil exploração era o pau-brasil (caesalpina echinata). Havia em nosso litoral grande quantidade de pau-brasil, uma madeira da qual se extraía uma tinta corante para tingir tecidos, também usada na fabricação de móveis e remédios, muito procurada pelos europeus. Porém, o lucro conseguido com a exploração dessa madeira, era menor do queas vantagens com a comercialização dos produtos africanos e asiáticos.Neste período não houve a colonização do Brasil, pois os portugueses não se fixaram na terra. Após os primeiros contatos com os indígenas, muito bem relatados na carta de Caminha, os portugueses começaram a explorar o pau-brasil da Mata Atlântica.
O pau-brasil tinha um grande valor no mercado europeu, pois sua seiva, de coravermelhada, era muito utilizada para tingir tecidos. Para executar esta exploração, os portugueses utilizaram o escambo, ou seja, deram espelhos, apitos, chocalhos e outras bugigangas aos nativos em troca do trabalho (corte do pau-brasil e carregamento até as caravelas).Nestes trinta anos, o Brasil foi atacado pelos holandeses, ingleses e franceses que tinham ficado de fora do Tratado de Tordesilhas(acordo entre Portugal e Espanha que dividiu as terras recém descobertas em 1494). Os corsários ou piratas também saqueavam e contrabandeavam o pau-brasil, provocando pavor no rei de Portugal. O medo da coroa portuguesa era perder o território brasileiro para um outro país. Para tentar evitar estes ataques, Portugal organizou e enviou ao Brasil as Expedições Guarda-Costas, porém com poucosresultados.Em 1501, Portugal enviou a primeira expedição exploradora, para fazer um reconhecimento geográfico e econômico da terra. Sob o comando de Gaspar de Lemos essa expedição confirmou a ausência de metais preciosos. Portugal permitiu então que a exploração do pau-brasil fosse feita por um grupo de mercadores de Lisboa, sob a forma de arrendamento por um prazo de três anos. A exploração dopau-brasil era monopólio da Coroa portuguesa e, portanto, os comerciantes precisavam da autorização do rei. O primeiro comerciante português a receber o monopólio da extração e comercialização do pau-brasil foi Fernão de Noronha, em 1502. O comerciante arrendatário era obrigado a enviar anualmente uma expedição de seis navios e a estabelecer feitorias fortificadas no litoral. Fernão de Noronha financiou asegunda expedição exploradora, sob o comando de Gonçalo Coelho, em 1503. Essa expedição chegou à Ilha de São João, hoje chamada de Fernando de Noronha. Américo Vespúcio experiente navegador, e um dos componentes dessa expedição, fundou uma feitoria em Cabo Frio (RJ) e organizou a primeira entrada ao interior do Brasil. Esta expedição proporcionou certo lucro à companhia arrendatária e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Periodo pré-colonial do brasil
  • periódo pré-colonial do RN
  • Periodo prè colonial
  • Periodo pre colonial no brasil
  • período pre colonial
  • Período Pré Colonial
  • Período Pré-Colonial na América
  • Psicologia no periodo pré colonial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!