Período Pré-Colonial na América

Páginas: 7 (1521 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2014
Introdução
A América nos dias de hoje exerce forte influencia no mercado europeu, sendo umas das principais economias do mundo, porém isto se deve a vários fatores históricos que vem desde a colonização dessas Terras, importante saber que os próprios europeus criaram a base dessa economia tão forte, neste trabalho é possível ver as influencias deles em um contexto histórico bastantediversificado, formulado por várias disputas e invasões, tudo pela riqueza que o “Novo Mundo” lhes proporcionavam.
Assim poderemos compreender melhor as influências nas culturas dos dias atuais e entender o porquê da intensa agricultura no Brasil, a miscigenação e a diversidade.















O período Pré-Colonial na América
Tudo começa com a América povoada por índios, e durante milharesde anos foram desenvolvendo-se civilizações por todo continente, sendo eles: maias, astecas e os incas. Os europeus iniciaram a colonização da América depois da sua descoberta que resultou da procura de uma rota marítima para a Índia, que era a fonte da seda e das especiarias, produtos que tinham um grande valor comercial no “velho continente”. Ao navegarem para oeste, encontraram o “Novo Mundo”.Cristóvão Colombo descobre a América, em 1942, numa expedição de bandeira, porém quando a notícia regrediu a coroa espanhola, a coroa portuguesa exigiu partilha das terras sobre forte pressão. Assim se inicia uma disputa no século XVI entre Portugal e Espanha pelas ilhas canárias. Para resolver o impasse, foi assinado o Tratado de Tordesilhas. O acordo de 1494 garantiu a Portugal as terrasafricanas e a posse dos territórios que viriam a ser o Brasil.
A viagem de Cabral ao Brasil
O período Pré-Colonial teve como principal autor, Pedro Álvares Cabral, que por ventura descobriu o Brasil de forma proposital, pois queria certificar-se de que havia terras além do atlântico que poderia tomar posse. No entanto, o objetivo real dos portugueses desde o século XV era estreitar seus laços com osorientais, no caso as Índias, e isso foi tão perceptível que de 1500 á 1530 o governo português centrou muito pouco suas atenções no Brasil. Mas no ano de 1501 uma expedição liderada por Gaspar Lemos que foi mandada para nomear diversos pontos do litoral, deu-se por satisfeita, pois houve a confirmação da descoberta do Pau-Brasil, isso fez chamar atenção dos portugueses, pois dela se extraía umatinta muito utilizada no tingimento de tecidos na coloração vermelha.
Dois anos depois, foi feita uma nova expedição para novas feitorias e também para certificar-se do armazenamento do Pau-Brasil e proteção contra invasões. Os portugueses contavam com a ajuda dos indígenas para extração do Pau-Brasil, que em troca recebiam objetos e mercadorias em troca, mais tarde isso foi denominado de escambo.Portugal havia oficializado a descoberta, porém não utilizava dela de maneira que tivesse grande ocupação, isso gerou várias polêmicas e despertou o interesse de outras nacionalidades, que fariam o papel de Portugal, sendo assim os Franceses foram os primeiros a questionar essa divisão do globo e a estabelecer um comércio de trocas com os povos que aqui viviam. Sendo então necessária a ocupaçãodesse território, tanto por motivos políticos, para garantir a possessão, como para seguir a estratégia de fixar povoações que auxiliassem os navios de carreira lucrativa. As expedições no Brasil gerou alto custo, havendo uma queda nas relações comerciais, assim apostando para os investimentos econômicos (exploração de metais preciosos e agrícolas), fazendo assim algumas ações efetivas como aexpulsão dos corsários e dando início ao sistema conjunto de capitanias de terras e capitanias de mar, da mesma maneira que vigorava no oriente.
No ano de 1534 o rei dom João lll dividiu a nova colônia em quinze faixas de terra, esses imensos lotes integraria o sistema de capitanias hereditárias, o rei entregou a cada capitania a um membro da corte de sua confiança que se tornava então um capitão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A América pré-colonial e colonial
  • Períodos pré-colonial e colonial
  • a América latina no período colonial
  • Período colonial américa latina
  • Periodo pré-colonial do brasil
  • Período pré-colonial
  • periódo pré-colonial do RN
  • Periodo prè colonial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!