Período populista

Páginas: 6 (1303 palavras) Publicado: 7 de maio de 2011
A economia no período populista

O processo de industrialização do brasil começa na década de 80 do século passado motivado essencialmente pela crise e abolição do trabalho livre assalariado, um mercado passivo que era preciso abastecer.

Venho então a segunda faze da luta pela industrialização que situa-se no período da primeira Guerra, quando as potências capitalistas,momentaneamente, sustaram o fornecimento de manufaturas, deixando um espaço vazio que deu origem ao processo de substituição das importações. Mas tão logo os conflitos terminaram, as potências industriais retomaram sua vida econômica , na ânsia de preencher os campos vazios que haviam deixado.

Em 1929 chega a grave crise do sistema capitalista, que de certa forma, relaciona-se a terceira fase,iniciado em 19830, com a revolução. Nessa fase a industrialização ganhou campo e se firmou.
Em primeiro lugar pela falência do federalismo da republica velha e pela implantação de um estado fortemente centralizado culminado na instituição da ditadura de vargas ( Estado Novo ).
Em virtude disso, formou-se um mercado verdadeiramente nacional para a indústria, em razão da quebra de barreirasentre as distintas unidades da federação que facilitou a livre circulação de mercadoria, levando a função dos mercados isolados e locais.
Além do mais a construção de portos, ferrovias e rodovias, nesse período, integrou fisicamente as dispersas.
Porém é preciso acentuar que a industrialização assim empreendida não se tornou o estado mais industrializado. As vésperas da segunda GerraMundial, a hegemonia industrial de São Paulo era um fato consumado.

Da segunda Guerra até 1950 iniciou-se uma nova forma de industrialização, induzido em grande parte pelos acontecimentos mundiais, marcando o final do estilo de industrialização que se havia inaugurado na década de 1930.
Na década de 50 iniciou-se uma nova forma de industrialização que se prolongou até a época atual.Definindo o caminho

Presença Norte Americana no inicio da década de 50 embora as opções fossem claras a definição em torno da industrialização no capital estrangeiro ou estatal ainda não era evidente, mas a presença Norte-Americana .
Já era visível em nossa economia.
Em 1950 a comissão misto Brasil-Estados Unidos reuniu-se para elaborar um grandioso projeto no setorenergético e viário, em que uma considerável soma de capital Norte-Americana seria aplicado cerca de 400 milhões de dólares. Em oposição a essa abertura ao capital estrangeiro surgiu um maciço movimento de nacionalidade do petróleo, sob lema “O petróleo é nosso” .
Em 1953 finalmente, o congresso pressionado pela força que o movimento atingira, aprovou a lei que instituiu o monopólio estatal daexploração e do refinamento do petróleo.
Para o presidente Eisenhower, tal atitude por parte do Brasil não era mais do que resultado de manobras de inspiração comunista.
Por isso passou a pressionar o governo de Getúlio, através do corte unilateral da ajuda econômica, reduzindo drasticamente o programa de empréstimo.

A partir de 1953, com o fim da Guerra da Coréia (1950-1953) teveinício uma conjuntura extremamente desfavorável ao Brasil devido a queda no mercado internacional motivada pelas manipulações dos Estados Unidos.
A dificuldade de obter divisas comas exportações provocou uma crise financeira, de modo que o recurso de tomar empréstimos no exterior se tornou inevitável. A vinculação do Brasil ao capital internacional, particularmente ao norte-americano,começou então a delinear-se com clareza.

O segundo governo de Vargas (1951-1954)

O suicídio de Getúlio Vargas, em agosto de 1954, representou a vitória dos partidários do desenvolvimento dependente do capital estrangeiro contudo, seria um exagero atribuir o suicídio de Vargas apenas a essa questão e sobretudo emprestar a ele postumamente a imagem de nacionalista intransigente....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BRASIL POPULISTA
  • Lula populista
  • República populista
  • Democracia Populista
  • Republica populista
  • Governo Populista
  • República Populista
  • Vargas populista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!