Período Helenístico

Páginas: 18 (4397 palavras) Publicado: 10 de maio de 2015
 ROSEMEIRE DE FATIMA MARCATTO








A PASSAGEM DA ERA CLÁSSICA PARA A ERA HELENÍSTICA
Trabalho bimestral, apresentado ao curso de pedagogia, da faculdade Uniesp de Araraquara, como requisito parcial das disciplinas de Metodologia da Pesquisa e da Filosofia na educação.
Professor e Mestre: Marcos Antonio Munhoz.











ARARAQUARA
2014
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................ 3
2 A PASSAGEM DA ERA CLÁSSICA PARA ERA HELENÍSTICA ........................ 4
2.1 EPICURISMO: FELICIDADE E PRAZER DA VIDA OCULTA E MODERADA .... 5
2.2 VERDADEIROS E FALSOS PRAZERES ........................................................... 6
2.3 ESTOICISMO: OBEDIÊNCIA À LEI NATURAL................................................... 8
2.4 CETICISMO: CONHECER É INTERPRETAR ..................................................... 9
2.5 GRÉCIA E O DOMÍNIO ROMANO ..................................................................... 11
3 CONCLUSÃO ....................................................................................................... 14
REFERÊNCIAS........................................................................................................ 15












1 INTRODUÇÃO
O Império Macedônico começa levar a cultura e a arte grega junto com ele e a Grécia era chamada, conhecida como Helena (Heleia), foi a onde surgiu o período Helenístico, e nesse período a cultura grega se expandia junto com o Império Macedônico. Nesse período os filósofos não podiam mais exercer afilosofia da forma como exercia nas pólis, como a política não podia ser exercida pelos indivíduos, porque os gregos estavam dominados pelos macedônicos. Não há mais aquela ideia de realizar-se, de ser feliz no exercício da política, eles começam então a dizer que a felicidade está na verdade não fora, não na cidade, não na pólis, mas dentro de si. Surge então três grandes correntes filosóficasnesse período, chamados: uma de Epicurismo, Estoicismo e a outra de Ceticismo.
Epicurismo, o pai desta corrente é um filósofo chamado Epicuro, também conhecido como o filósofo da alegria, busca da felicidade e da tranquilidade através do conhecimento do mundo (dos desejos, da morte, dos medos e dos deuses) e da moderação dos prazeres.
Estoicismo, que vem de uma palavra grega, chamada stoa, quesignifica pórticos, portas principais de entrada, ética naturalista, visão unificada do mundo e lógica formal. Principais filósofos: Zenão de Cítio, Cleanto, Panécio de Rdes, Sêneca e Epicteto.
Ceticismo, fundado pelo filósofo chamado Pirro, que funda o movimento dos Céticos, a dúvida sobre as coisas do mundo é dos principais preceitos do ceticismo, e teve outros filósofos que fundaram esse movimento,Arcesilau e Canéades.
Os três movimentos se diferenciam de tudo do que havia anteriormente, porque eles são de ordem moral, eles pregavam tipos de ação dizendo que se os indivíduos se comportassem daquela maneira, eles alcançariam a felicidade.





2 A PASSAGEM DA ERA CLÁSSICAPARA A ERA HELENÍSTICA
Alexandre, o Grande deu continuidade à política de expansão territorial de seu pai Felipe II. O Império Macedônico no período de Alexandre atingiu seu ponto máximo de conquistas territoriais. Abrangeu a Grécia, nordeste da África, Mesopotâmia, Anatólia até o rio Indo na (Índia). Portanto os gregos, persas, assírios e hindus foram conquistas macedônicos. Alexandre, o Grande,foi criado dentro da cultura grega, pois havia sido educado por Aristóteles, um dos filósofos da Grécia Antiga. Ele também teve contato com a cultura oriental dos diversos povos que faziam parte do Império Macedônico. Durante o seu reinado, Alexandre deu início de difusão da cultura helenística que nada mais era do que uma mistura de valores e aspectos culturais gregos e orientais é conhecida como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • período helenístico
  • Período Helenístico
  • período helenístico
  • Período helenístico:
  • Periodo helenístico
  • O período Helenístico
  • Período Helenístico
  • Periodo Helenistico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!