Período Getulista

Páginas: 5 (1237 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014
 Período Getulista
Período de 15 anos em que Getúlio Vargas governou o Brasil.
A Era Vargas, ou Período Getulista, durou de 1930 a 1945.
O governo getulista pode ser dividido em três grandes fases: governo provisório (1930 a 1934); governo constitucional (1934 a 1937); ditatorial (1937 a 1945).
Iniciou-se com a consumação da Revolução de 1930 eterminou no mesmo ano do final da Segunda Guerra Mundial.
•Getúlio Vargas
Getúlio Donerlles Vargas foi um advogado e politico brasileiro, líder civil da Revolução de 1930, que pôs fim a Republica Velha, depondo seu 13º e último Washington Luís e impedindo a posse do presidente eleito em 1 de março de 1930, Júlio Prestes.
Nasceu no dia 19 de abril de 1882, em São Borja, no Rio Grande do Sul.Ingressou na politica em 1909 como deputado estadual pelo PRP (Partido Republicano Progressista).
Getúlio é uma das figuras políticas mais representativas do Brasil e, também, uma das mais difíceis de definir. À época em que governou dividiu opiniões. Foi ditador, foi democrático, foi polêmico, controverso. Não obstante  foi responsável pelo desenvolvimento econômico, pela nacionalização evalorização das riquezas do Brasil.
Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente de ações assinaladas pelo investimento no Brasil.  A pesar de criar obras de infraestrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, foi na área trabalhista que deixou sua marca. Sua política econômica gerou empregos no país e suas medidas na área dotrabalho favoreceram os trabalhadores e a ele mesmo.
Assumiu o governo em um período de crise econômica e ainda assim foi capaz de governar e promover mudanças significativas no país, com seu jeito nacionalista.
De 1939 a 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, Getúlio Vargas procurou manter o Brasil em uma posição de neutralidade e, com isso, tirar proveito do conflito mundial para obtervantagens econômicas para o país. Em seu ministério, havia tanto simpatizantes das potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), como defensores das potências aliadas (lideradas pela Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética).


A partir de 1941, o Brasil começou a fazer acordos internacionais para apoiar os Aliados. Mas, em troca de seu apoio, o governo Vargas conseguiu arrancar dos Estados Unidosgrande parte do financiamento para a construção da Usina de Volta Redonda (obra de grande importância para a industrialização do país). De sua parte, o Brasil comprometeu-se a fornecer borracha e minério de fero para os Aliados e permitiu que militares norte-americanos fossem enviados para bases militares instaladas no nordeste.
A Alemanha logo reagiu à cooperação do Brasil com os Aliados.Entre fevereiro e agosto de 1942, submarinos alemães torpedearam e afundaram nove navios brasileiros, matando mais de 600 pessoas. A agressão militar nazista provocou indignação nacional. Multidões se reuniram em várias capitais pedindo guerra e vingança contra os alemães.
Em 31 de agosto de 1942, Getúlio declarou guerra às potências do Eixo. E, aos poucos, o Brasil começou a preparar um planopara o envio de soldados brasileiros aos campos de batalha.

Em 1944, partiram para lutar na Itália as primeiras tropas da FEB – Força Expedicionária Brasileira -, comandadas pelo general Mascarenhas de Morais.

Sentido que o movimento Liberal tomava força no país, Vargas foi abrindo caminho à democracia.

• O Governo Provisório

- Ao ser nomeado chefe do governo provisório, GetúlioVargas fez uma profunda mudança nos campos político e econômico.
- Declarou extinta a constituição de 1891 e afastou os governadores que pertenciam a
Republica das Oligarquias.
- Os estados brasileiros passaram a ser governados por interventores escolhidos pelo
próprio Vargas.
- Esses interventores eram na maioria integrantes do Movimento Tenentista. Eles tinham como objetivo conter os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A propaganda do Período Getulista: criação da imagem da terra de samba e pandeiro
  • Getulistas
  • Economia getulista
  • Propaganda Getulista
  • O estado getulista- boris fausto
  • PERÍODO
  • Periodos
  • periodos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!