Pequeno Resumo sobre Leviatã de Thomas Hobbes

Páginas: 3 (679 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
Leviatã
Magnum opus (obra mais popular e renomada) de Thomas Hobbes (5 de abril de 1588 — 4 de dezembro de 1679) foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês.
Dividido em 4 grandespartes: O Homem, O Estado, O Estado Cristão e o Reino das Trevas. O Interessante para a compreensão da concepção do Estado e do Contrato Social está nas duas primeiras partes: O Homem e O Estado.
1 - OHomem
O homem chega ao entendimento através da linguagem, das palavras. O homem dá sentido as coisas elas não são boas ou más por natureza, então o que é bom ou mal varia de homem para homem. Logo, asociedade não é pacífica pois cada um da valor as coisas de acordo com seu interesses. O homem busca incessantemente a satisfação dos seus desejos sendo naturalmente competitivos na busca do poder, dariqueza e da honra sendo freado apenas pelo medo da morte violenta. A igualdade do homem está na vaidade do homem em achar que é melhor que o outro e todos querem que o outro o enxerguem dessamaneira. Em condição natural o ser humano vive numa condição de guerra de todos contra todos. O homem sendo o lobo do homem torna a vida social inviável. O conflito nasce quando a busca de um homem esbarrana de outro uma vez que o mundo o escasso não havendo o sufuciente para todos no mesmo espaço.
2 - O Estado
O Estado é um homem artificial e a soberania é uma alma artificial. O nome "Leviatã" é umareferência bíblica ao monstro descrito no capítulo 41 do livro de Jó, em razão de seu poderio e de sua força. A única forma de frear o homem antes que se chegue morte violenta que representaria o fimda busca do homem pela seu conforto e poder seria a criação de um poder que o freie antes por meio da força. Porém o pacto, o contrato social, só tem a possibilidade de exitir quando existir umapunição para aqueles que não o cumprirem. O acordo não existe por bondade humana mas justamente pela ambição de se alcançar seus próprios objetivos, suas vaidades e paixões. Abre-se mão do instinto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo sobre leviatã de thomas hobbes
  • Resumo leviatã
  • Resumo do Leviatã de Thomas Hobbes
  • Resumos sobre thomas hobbes
  • RESUMO SOBRE A OBRA: LEVIATÃ, DE THOMAS HOBBES – PARTE II
  • Resumo completo livro o leviatã de thomas hobbes
  • RESUMO DOS CAPÍTULOS XIII E XVII DO LEVIATÃ DE THOMAS HOBBES
  • Resumo, leviatà thomas hobbes. 3 capitulo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!