Pequenas e médias empresas

Páginas: 2 (365 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2012
Debilidades e Vulnerabilidades de uma Empresa

Para se fazer uma análise sistêmica de uma organização, deve-se visualizar os efeitos do conjunto de interações entre os fatores internos (forças xfraquezas) e externos (oportunidades x ameaças) à organização. É efetuada com o auxílio da matriz SWOFT, através da ponderação das interações das forças e fraquezas com as oportunidades e ameaças.Permitindo identificar as oportunidades mais acessíveis, as ameaças com maior potencial de impacto, as forças mais atuantes e as fraquezas mais prejudiciais.
As vulnerabilidades são responsáveis pelapossível (e se não resolvido, provável) falência da instituição. Nos pontos de defesa estão os diferenciais de desenvolvimento, pois cruzam ameaças que irão atingir a todo mercado com as forças dainstituição, ou seja, são os momentos em que todo mundo vai se dar mal, mas sua instituição vai ser soberana. As debilidades são exatamente o contrário: as oportunidades vão passar e se você não estiveralerta, pode ter certeza que outros estarão. Geralmente estas duas não são tomadas como prioridades.
As principais debilidades das micro e pequenas empresas no Brasil são: baixa intensidade decapital, capacidade de financiamento restrita, precariedade da função gerencial, baixa qualificação dos recursos humanos, precariedade da função tecnológica, falta de planejamento a longo prazo e pequenopoder de barganha com parceiros comerciais. Um dos mecanismos utilizados por pessoas que começam novos negócios sob a forma de micro e pequenas empresas para reduzir a instabilidade é o de se instalarem incubadoras de empresas. Estas procuram promover essa redução por meio do suporte administrativo, financeiro e de estrutura, que é disponibilizado às empresas incubadas durante o processo deincubação.
Tudo o que foi falado até aqui é basicamente uma forma de resumir um Planejamento Estratégico, avaliar os pontos fortes e fracos do negócio, com a finalidade de tornar a empresa mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ERP
  • Diagonostico pequena/media empresa
  • Qualidade nas pequenas e médias empresas
  • Inposto para pequenas e medias empresas
  • pequenas e medias empresas
  • Erp em pequenas e médias empresas
  • Empresa pequena média e grande
  • Pequenas e medias empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!