Pepinos do Mar

Páginas: 9 (2110 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2014




Universidade Federal de Mato Grosso
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATA E NATURAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS


CAMILA SILVA
AMELIA DA SILVA PEREIRA
MARCOS FERRO


CLASSE HLOTHUROIDEA




RONDONÓPOLIS-MT
2009/2
CAMILA SILVA
AMELIA DA SILVA PEREIRA
MARCOS FERRO


CLASSE HLOTHUROIDEA




Trabalho apresentado àUniversidade Federal de Mato Grosso como parte das exigências do Curso de Graduação de Ciências Biológicas para aprovação na Disciplina de Invertebrados II.






Profª. Msc. Nidia Silva Menegazzo






Classe Hlothuroidea
Os holuthuroideos são uma classe de cerce de 900 sp equinodermos conhecidos como pepinos-do-mar. Como os equinóides, o corpo do holoturóideos não da origem a braços, ea boca e a ânus localizam-se em pólos opostos. Os holoturóideos distinguem-se dos outros equinodermos por terem o eixo pólas bastante aumentado, o que resulta na forma na forma de um pepino alongado.
Anatomia externa
A maioria dos pepinos-do-mar é negra, marrom ou verde-oliva, mas encontram-se também outras cores e padrões. As menores espécies tem menos de 3 cm de comprimento (da extremidadeoral e a bocal), enquanto o Stichopus, das Filipinas, pode atingir um comprimento de 1m e um diâmetro de 24cm. A forma corporal varia quase esférica a longa e vermiforme, como nos pepinos-do-mar sinaptÍdoes. Encontramos também a boca e o ânus virados dorsoventral mente nas extremidades dos eixos longitudinal do corpo, bem como alguns pepinos-do-mar tenha até a forma de “U”.
Os holoturoideos repousamcomum lado do corpo contra o substrato, e essa superfície ventral é composta de três áreas ambulacrais (os trÍvIos), comumente chamadas de sola. A superfície dorsal consiste de duas áreas ambulacrais. Os pés ambulacrais de alguns pepinos-do-mar, reduzidos ou não, perderam a sua distribuição radial e se tornaram mais ou menos aleatoriamente espalhados sobre a superfície corporal. Exemplo: aconfiguração radial primitiva é observada na Cucumaria. Os membros das ordens Apodia (Synapta, Leptosynapta, Synaptula e Euapta) que são alongadas e vermiformes, e Molpadida absolutamente não têm pés ambulacrais.A boca encontra-se sempre circundada de 10 a 30 tentáculos, que representam pés ambulacrais modificados sendo conseqüentemente parte do sistema hidrovascular. Os tentáculos são altamenteretràteis, e o animal pode retrair completamente tanto a boca como os tentáculos puxando a parede corporal adjacente por cima deles. A forma e a ramificação dos tentáculos variam consideravelmente.
Parede Corporal
A epiderme não e ciliada e encontra-se coberta externamente por uma cutícula fina. As camadas dérmicas espessa contem ossículos microscópios que exibem uma grande variedade de formas. Sob aderme encontra-se uma camada muscular circular que se sobrepõe a cinco faixas únicas ou duplas de fibras longitudinais localizadas nas áreas ambulacrais. Os estudos recentes revelaram que as propriedades mecânicas da derme podem mudar sob estímulos químicos. Dessa forma, a parede corporal pode tornar-se suficientemente flexível para permitir que um pepino-do-mar comprima-se através de passagensrestritas ou se torne tão rígida que o animal não pode ser desalojado.
Locomoção
Os pepinos-do-mar são animais relativamente lerdos e vivem na superfície do fundo ou escavam na areia e na lama. Muitas espécies de fundo duro vivem embaixo de rochas, nas fendas rochosas e coralinas assim como entre grandesEx: Pepino-do-mar sob o substrato (Fig.1).
Alguns são tão sedentários que os pés ambulacrais são mais utilizados para fixação do que para a locomoção. Outros rastejam expostos na superfície. Também existem algumas espécie que vivem em algas.
As espécies escavadoras incluem os Apodida e a ordem Molpadiida, que não tem pés ambulacrais. Os tentáculos ajudam empurrando a areia para fora. . A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pepino
  • pepino
  • pepino
  • os pepinos
  • Apresenta O Pepino
  • horta de pepino
  • O mar
  • Mars

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!