Pepaer De Matodologia

733 palavras 3 páginas
1º CHECK DO PAPER
CURSO DE DIREITO – 1º PERÍODO
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
PROFA: NILVANETE DE LIMA
DOCENTES: MARCOS PETERSON B. CMARA E LARA MARIA S. COIMBRA
TEMA: ANTROPOLOGIA E DIREITO

NOMES
Marcos Peterson Barros Câmara
Lara Maria Silva Coimbra

DELIMITAÇÃO DO TEMA
A atuação dos direitos humanos e do princípio da isonomia no combate à discriminação racial na sociedade brasileira.

CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA

As várias etnias, religiões e culturas sempre fizeram parte da construção do Brasil, desde sua descoberta à sua modelagem democrática. Dessa forma, a miscigenação da sociedade faz com que atos racistas sejam visíveis contra indivíduos que manifestam características diferentes, principalmente a cor da pele. De acordo com o Censo do IBGE (2010) mais da metade da população brasileira é composta por negros e pardos, e ainda sim é possível observar casos desse tipo de discriminação. Essa pratica não é de hoje, visto que no Brasil Colonial, os negros eram escravizados com a justifica de que eram seres inferiores. Mesmo com a abolição da escravidão, negros continuaram descriminados e não possuíam os mesmos direitos que o resto da população.
Apesar das medidas ao combate à discriminação racial, muitas pessoas são vítimas desse ato, uma vez que, que o princípio de superioridade étnica estabelece uma segregação entre indivíduos que se acham superior a outras pessoas. Essas são marginalizadas e sofrem ataques verbais carregados de preconceito e ódio. Desse modo, diante dos fatos citados acima, questiona-se, como garantir o cumprimento dos direitos dos humanos, no qual concede igualdade aos cidadãos, em uma sociedade onde a descriminação racial é presente?
JUSTIFICATIVA
As constantes agressões verbais e físicas sobre indivíduos racialmente diferentes tem se tornado cada vez mais presente em nossa sociedade. Pois, alguns indivíduos não são valorizados pelas suas qualidades ou sua inteligência cultural, mais sim pela “raça” na

Relacionados