Pentrante

303 palavras 2 páginas
-Introdução
Os objetivos deste experimento são: familiarizar-se com o método de ensaio por líquidos penetrantes e o devido manuseio dos materiais e equipamentos utilizados, visualizar, diagnosticar e interpretar os resultados obtidos.
A inspeção por líquidos penetrantes é um tipo de ensaio não destrutivo que é usado para detectar e identificar as descontinuidades na superfície dos materiais examinados. Geralmente usado em ligas não ferrosas, mas também podem ser usados para fins de inspeção de ferro quando a inspeção por partículas magnéticas é difícil de implementar. Em alguns casos pode-se utilizar materiais não metálicos. O procedimento consiste primeiramente na limpeza cuidadosa da peça para que sejam removidas as partículas de sujeira presentes nas descontinuidades da peça, em seguida, aplicação de um removedor na superfície a ser inspecionada retirando o excesso com um pano limpo e que não solte fiapos, depois disso, um líquido colorido ou fluorescente chamado de penetrante é aplicado sobre à superfície em estudo, penetrando em qualquer descontinuidade que possa existir devido ao fenômeno da capilaridade. Depois de um certo tempo é removido o excesso de líquido penetrante da peça que está sendo inspecionado tomando sempre o cuidado de não fazer uma limpeza excessiva para que o líquido que penetrou nas descontinuidades não seja removido e o ensaio não precise ser repetido, após isso, é aplicado um líquido denominado de revelador sobre toda a área da peça de forma uniforme após alguns instantes o líquidos penetrante vai ser absorvido de suas descontinuidades revelando as mesmas.
As aplicações desta técnica são amplas, que vão desde a inspeção de peças críticas, tais como componentes de aeronaves, louça de mesa e utensílios domésticos. Pode inspecionar metais, esmaltes cerâmicos, plásticos, porcelanas, revestimentos eletroquímicos, entre outros. Uma desvantagem deste método é que é somente aplicável a defeitos de superfície e a materiais não

Relacionados

  • Instrução Técnica de LP
    1170 palavras | 5 páginas
  • Prova END
    1828 palavras | 8 páginas