Pensar História Para Hegel e Nietzsche

Páginas: 13 (3231 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014
1 - Hegel
 
      Hegel é um filósofo alemão do início do século XIX, conhecido como o consolidador da Filosofia da História idealizada por Kant (precursor de Hegel na filosofia, também alemão). Hegel é uma das maiores influências de importantes filósofos como Marx. Possui como importantes temas: a razão, a liberdade, a ideia, o espírito e natureza.
       A História é de extrema importânciapara a filosofia de Hegel, pois para ele é a “auto-realização da verdade da sociedade”. E é em sua confiança extrema na razão que Hegel baseia toda sua filosofia da história. Seu otimismo de que a realização da  razão se daria pelo homem pensante, capaz de “reconhecer suas potencialidades e as de seu mundo” (H. Marcuse, Razão e Revolução, p.17).
      Um grande marco para a carreira de Hegel foia Revolução Francesa, uma grande inspiração para seus pensamentos. Esta marcou o período em que o homem se tornou capaz de organizar a realidade através de seus pensamentos. Enquanto para os franceses, o desenvolvimento econômico era o fundamento da razão, para os alemães – como Hegel e Kant -, onde tal desenvolvimento ficara para trás, o estabelecimento de uma sociedade racional foi transferidopara o plano das ideias, para o plano filosófico “[...] ao idealismo alemão cabia apenas se ocupar com a ideia de liberdade.” (idem, p.16). E a própria fragmentação política alemã foi responsável pela sua potência intelectual e filosófica, de acordo com Herbert Marcuse.
 
 
 1.1 - A busca pela verdade
 
      Um dos temas abordados por Hegel é a busca pela verdade, isto já havia sido faladopor Platão. Entretanto, o pensamento hegeliano é oposto ao do filósofo grego.
      Para Platão, a verdade é algo permanente e fora do tempo, ou seja, que já existe, enquanto em Hegel, a verdade não é apenas uma ideia supra-sensível, mas um progresso que se constitui na própria história. Para Hegel, a história da filosofia é a própria história. A verdade é, pois, um processo, assim como a História,que um dia vai alcançar sua finalidade.
 
 
 1.2 - A Ideia e o Espírito
 
     Devemos começar a pensar sobre a filosofia hegeliana a partir da ideia de que “a História é o desenvolvimento do Espírito no tempo, assim como a Natureza é o desenvolvimento da Ideia no Espaço”. Logo percebemos que o pensamento de Hegel é feito a partir das relações entre Natureza, Ideia e Espírito.
      ANatureza, após ter passado pelos reinos mineral e vegetal, chegou ao do homem. Sendo o homem um ser pensante, tem consciência de seus atos e pensamentos, sendo criada assim a Ideia, a qual vem a ser desenvolvida com o passar do tempo.
      Uma figura muito importante neste pensamento de Hegel é a existência de Deus. Opondo-se à filosofia de Kant, para Hegel, não é a natureza que é divina, mas sim ahistória. Este é um motivo para sua frase “A história é a autobiografia de Deus”.
      Outro aspecto importante, que Hegel explica em seu livro Fenomenologia, é o “Tempo”. Segundo ele, a história não passa apenas pelo tempo físico, mas também pelo tempo da consciência, nos remetendo então a figura do Espírito.
      O Espírito só é compreendido pelo pensamento e segundo Hegel, aparece em todasas ações que são exercidas pelo ser humano. Como vemos no livro A razão na História, “O homem é parte Natureza e parte Espírito, mas sua essência é o Espírito. Quanto mais o homem se desenvolve espiritualmente, mais ele se torna consciente de si. (p.25). A partir deste pensamento citado acima, Hegel mostra que o Espírito e a Liberdade estão extremamente ligados.
 
 
 1.3 - Liberdade
       Kant, uma das maiores influências de Hegel, imaginava que uma sociedade ideal seria uma em que todos governassem juntos, sem um soberano. Já Hegel, imaginava que a sociedade ideal seria uma em que haveria a liberdade através da razão.
      Com a Revolução Francesa chega o momento em que o pensamento deve governar a realidade. Porém, como o pensamento varia de indivíduo para indivíduo, ele só...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética em hegel, marx e nietzsche
  • Nietzsche e a História
  • História e Filosofia de Hegel
  • A história na visão de nietzsche
  • HEGEL: A QUESTÃO DA HISTÓRIA
  • FORMA DE PENSAR HISTÓRIA
  • A Razão na História Segundo Hegel
  • como pensar historia no tempo atuais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!