Pensando no contexto da inclusão educacional

Páginas: 6 (1282 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
PENSANDO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO EDUCACIONAL

O movimento pela inclusão social está atrelado à construção de uma sociedade democrática, na qual todos conquistam sua cidadania; a diversidade é respeitada e há o reconhecimento político das diferenças. Conforme aponta Aranha (2001, p. 2), “A idéia de inclusão fundamenta-se numa filosofia que reconhece e aceita a diversidade na vida em sociedade.Isto significa garantia de acesso de todos a todas as oportunidades, independentemente das peculiaridades de cada indivíduo ou grupo social”.
A inclusão social implica a conquista de espaço social, condição esta almejada não somente pelas pessoas com necessidades especiais, mas por todos os excluídos do processo produtivo da sociedade (ESCOREL, 1995). Para o autor a escola se constitui em umespaço importante para transformações, para as diferenças e para a criatividade.
Por muito tempo, a educação foi oferecida a uma minoria hegemônica, excluindo, automaticamente, tudo o que não pertencia aos seus moldes convencionais. Hoje, com a evolução da humanidade, existem, em todo o mundo, leis, diretrizes, acordos e inúmeros documentos que garantem a igualdade entre os seres humanos, pois, nada émais certo do que afirmar que a educação é a principal base da vida em sociedade. É sobre ela que construímos o alicerce da cultura, da cidadania e do trabalho, e, sobretudo uma forma significativa de tornar o ser humano mais autônomo e livre dos preconceitos e ditames das sociedades.
No Brasil, a educação inclusiva conta com o auxílio do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com as Leisde Diretrizes e Bases (LDB) e com toda a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva.
Para que se faça uma análise das vantagens e desvantagens da inclusão de pessoas portadoras de necessidades educativas especiais na rede regular de ensino, segundo Tolocka e De Marco (1998) é necessário que vários parâmetros sejam avaliados. E isto é uma tarefa bastante difícilainda, pois a avaliação destas pessoas é um dos grandes desafios para os especialistas que com elas atuam, várias pesquisas já foram realizadas para verificar se a integração destes alunos em rede regular de ensino é vantajosa.
Tolocka e De Marco (1998) salientam que a otimização do ambiente para a aprendizagem e a segurança, incluem a retirada de barreiras arquitetônicas as quais dificultam ouaté impedem o acesso destas pessoas às atividades, ou até mesmo à própria escola, além disto, para que a otimização da aprendizagem aconteça é necessário que as condições que influenciam a mesma sejam conhecidas dos profissionais que a estão facilitando, o que implica no conhecimento mais acurado das especificidades e possibilidades de cada aluno, bem como das tarefas a serem oferecidas.
Segundoo Ministério da Educação e do Desporto, Brasil (1998) as vantagens de um atendimento integrado são: (a) pela convivência com alunos de sua faixa etária considerados normais, em ambientes comuns, as crianças portadoras de deficiências tem mais condições de desenvolver suas capacidades, e de desfrutar um convívio social mais rico e abrangente, sem tantos rótulos e estigmas; e (b) a integração naescola regular, ademais, não é benéfica apenas para as crianças portadoras de deficiência. Ela pode ser percebida como uma "via de mão dupla", pois as crianças consideradas normais, ao conviver em condições de igualdade com aquelas que apresentam déficits em alguma área, também serão beneficiadas. Aprendem que o mundo não é um lugar onde todos são iguais, que tais pessoas, mesmo "diferentes", merecemrespeito, amizade e afeto. Aprendem também que existem muitas formas de ajudá-las em suas necessidades, inclusive educacionais. Crescem, enfim, com uma visão menos preconceituosa dos indivíduos com deficiência, deixando de lado barreiras psicológicas que só conduzem a sua estigmatização e segregação.
Caputo e Ferreira (1998) afirmam que o princípio da inclusão e integração sempre apregoado e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusão escolar do aluno portador de necessidades educacionais especiais no contexto do ensino regular
  • Inclusão educacional
  • Terapia ocupacional mediando a interação de crianças no contexto da inclusão educacional
  • Inclusão educacional
  • O Contexto Educacional
  • Contextos educacionais
  • Inclusão Escolar e a Orientação Educacional
  • INCLUSÃO EDUCACIONAL NA ESCOLA PÚBLICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!