Pensamentos economicos

Páginas: 8 (1961 palavras) Publicado: 30 de maio de 2014

Pensamentos econômicos

O pensamento econômico passou por muitas etapas diferentes, todas causaram divergências e opiniões opostas. Este pode ser dividido em dois grandes períodos: A fase pré-científica e a fase científica econômica.
A fase pré-científica compõe- se de três períodos. A antiguidade grega que foi marcada pelo forte crescimento do estudo politico- filosófico. A idade médiamarcada pelo crescimento no estudo teológico-filosófico e a inspiração da ideia de atividades econômicas. E o Mercantilismo que marcou a expansão dos mercados consumidores e do comércio.
A fase científica possui grande influência até hoje, e compõe-se da Fisiocracia, Escola clássica, Pensamento Marxista, A Escola Neoclássica, e o Keynesianismo, todas estas com diferenças contrastantes. Embora todosesses períodos tenham grande importância, podemos destacar a Escola Neoclássica e o keynesianismo que foram os responsáveis pela revolução do pensamento econômico.
A Fisiocracia tem como tese a doutrina de ordem natural onde o universo é regido por leis naturais e que não mudam, realizadas pela vontade Divina. De acordo com o pensamento fisiocrata as atividades econômicas deviam ser exercidas commaior liberdade, até por que tudo era regido pela ordem natural onde tudo aconteceria como tivesse de acontecer. A base econômica da Fisiocracia é a produção agrícola que era composta por três classes, a classe produtiva (agricultores), a classe estéril que são os ramos fora da agricultura (comércio, indústria) e a classe dos proprietários de terras (os soberanos).
François Quesnay (1664-1774)foi quem fundou a escola fisiocrata e a primeira fase cientifica da economia, que defendia a ordem natural que rege as atividades econômicas e a importância da agricultura sobre o comércio e a indústria, onde a terra é a fonte de todas as riquezas.
A base do pensamento da Escola Clássica é o liberalismo econômico, o que os fisiocratas também defendiam. Seu principal membro é Adam Smith (1723-1790)considerado o pai da economia politica clássica liberal que não acreditava na forma mercantilista de desenvolvimento econômico e sim na concorrência que impulsiona o mercado e consequentemente faz girar a economia, acreditava também que a livre concorrência levaria a sociedade à perfeição uma vez que a busca do lucro máximo promove o bem-estar da comunidade. Smith defendia a não intervenção doEstado na economia, ou seja, o liberalismo econômico. A teoria clássica surgiu de estudos que visavam manter a ordem econômica através do liberalismo e da interpretação das tecnologias que originaram- se da revolução industrial, que influenciou todo o contexto da Escola Clássica. Esta era caracterizada pela busca no equilíbrio do mercado (oferta e demanda) via ajuste de preços, pela não intervençãoestatal na atividade econômica, mantendo-se a atuação da "ordem natural" e pela satisfação das necessidades humanas através da divisão do trabalho.
Além de Adam Smith, na Escola clássica também existiam outros membros: Thomas Malthus (1766 – 1834) que Tentou colocar a economia em sólidas bases empíricas, para ele o excesso da população era a causa de todos os males, ele colocou em dúvida o ritmoe o impacto do crescimento tecnológico.
David Ricardo (1772 – 1823) que mudou, de forma sutil, a análise clássica do problema do valor: “Então, a razão, pela qual o produto bruto se eleva em valor comparativo é porque mais trabalho é empregado na produção da última porção obtida, e não porque se paga renda ao proprietário da terra. O valor dos cereais é regulado pela quantidade de trabalhoempregada em sua produção naquela qualidade de terra, ou com aquela porção de capital, que não paga aluguel”. Também mostrou a interligação entre a expansão econômica e a distribuição de renda. Tratou dos problemas do comércio internacional e defendeu a livre troca de bens e serviços.
John Stuart Mill (1806 – 1873) que introduziu na economia preocupações de justiça social.
Jean Baptist Say (1768 –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pensamento econômico
  • o pensamento economico
  • Pensamento economico
  • Pensamento Economico
  • Pensamento Econômico.
  • Pensamentos econômicos
  • Pensamento economico
  • Pensamento Econômico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!