Pensamento e linguagem

Páginas: 4 (807 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
Pensamento e Linguagem


Este livro nos remete ao estudo de um dos mais complexos problemas da psicologia, visando fazer uma rápida reflexão sobre um tema de fundamental importância, sendoele pensamento e linguagem.
O pensamento e a linguagem estão diretamente relacionados, pois ambas agem em um processo condicionado, estando ligados, uma vez que a linguagem necessita dopensamento para ser efetuada. A relação entre o sujeito e a realidade se faz sempre mediada pelo outro. É através da linguagem, por meio desta e, da interação, que se adquire um conhecimento nas relaçõesinterpessoais.
Vygotsky acredita que é através do significado da palavra que se encontram respostas no que se refere ao pensamento e à fala. A linguagem é simultaneamente um processo individual eum processo social. Sendo assim, a fala humana é um comportamento de uso de signos dos mais importantes ao longo do desenvolvimento. Através da linguagem a criança supera as limitações que existem nomeio em que vive, podendo controlar seu próprio comportamento. Por meio da linguagem o indivíduo consegue expor o pensamento e comunicar-se, distinguindo-se assim dos outros seres vivos.
Estaaquisição da linguagem pela criança se dá através da interação com o meio social e da apropriação que ela faz de significados que aprende na convivência com outras pessoas.
Entre pensamento elinguagem existe uma relação de fundamental importância, pois a linguagem possui um papel essencial na construção do pensamento e do caráter do indivíduo.
Por volta dos dois anos de idade, opensamento e linguagem se cruzam modificando o comportamento da criança, surgindo assim a fala racional e o pensamento verbal. A criança passa a ter conhecimento e percepções próprias formadas pelainterpretação de fatos, isso desperta a curiosidade e a criança desenvolve seu vocabulário, pois a comunicação permite a interação social e organiza o pensamento.
Com isso, “É no significado da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • linguagem e pensamento
  • Linguagem E Pensamento
  • Linguagem e pensamento
  • linguagem e pensamento
  • linguagem e pensamento
  • Linguagem e pensamento
  • Pensamento e Linguagem
  • Pensamento e linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!