Pensamento sistêmico

Páginas: 22 (5428 palavras) Publicado: 11 de abril de 2012
Pensamento sistêmico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Wikipédia possui o:
Portal de Filosofia

O pensamento "sistêmico" é uma forma de abordagem da realidade que surgiu no século XX, em contraposição ao pensamento "reducionista-mecanicista" herdado dos filósofos da Revolução Científica do século XVII, como Descartes, Bacon e Newton. O pensamento sistêmico não nega aracionalidade científica, mas acredita que ela não oferece parâmetros suficientes para odesenvolvimento humano, e por isso deve ser desenvolvida conjuntamente com a subjetividade dasartes e das diversas tradições espirituais. É visto como componente do paradigma emergente, que tem como representantes cientistas, pesquisadores, filósofos e intelectuais de vários campos. Por definição, aliás, o pensamentosistêmico inclui a interdisciplinaridade.
Índice
[esconder]
• 1 Os paradigmas da ciência segundo o pensamento sistêmico[1]
o 1.1 O pressuposto da simplicidade
o 1.2 O pressuposto da estabilidade
o 1.3 O pressuposto da objetividade
• 2 O Pensamento sistêmico e a psicologia analítica de Carl Gustav Jung
• 3 Livros Relacionados
• 4 Representantes do pensamento sistêmico
• 5 Ver também[editar]Os paradigmas da ciência segundo o pensamento sistêmico[1]
[editar]O pressuposto da simplicidade
1. O pressuposto da simplicidade - a crença em que, separando-se o mundo complexo em partes, encontram-se elementos simples, em que é preciso separar as partes para entender o todo, ou seja, o pressuposto de que "o microscópico é simples". Daí decorrem, entre outras coisas, a atitude de análisee a busca de relações causais lineares.
O pressuposto da simplicidade tira o objeto de estudo dos seus contextos, prejudicando a compreensão das relações entre o objeto e o todo. Esse paradigma também leva à separação dos fenômenos: os físicos dos biológicos, estes dos psicológicos, dos culturais, etc., numa atitude de atomização científica. Faz parte dessa perspectiva também a atitude ou-ou,que, de acordo com a lógica, classifica os objetos, não permitindo que um mesmo objeto pertença a duas categorias diferentes. Além disso, esse pressuposto provoca a compartimentalização do saber, fragmentando o conhecimento em diferentes disciplinas científicas... Dessa forma criam-se os especialistas, aqueles que tem um acesso privilegiado ao conhecimento, estabelecendo-se uma hierarquia dosaber.
Os sistemas são concebidos como simples, agregados mecanicistas de partes em relações causais separadas umas das outras, o que resulta em uma concepção de causalidade linear unidirecional, isto é, a causa eficiente aristotélica, como único princípio explicativo admissível.
Outra consequência dessa atitude é a crença de que o mundo é cognoscível desde que seja abordado de forma racional. Umalógica que procura manter o equilíbrio do discurso através da expulsão da contradição (Morin). A existência de paradoxos, no entanto, faz decair essa postura, o que levou Russel a abordar os paradoxos na forma da teoria dos níveis lógicos.
[editar]O pressuposto da estabilidade
2. O pressuposto da estabilidade - a crença de que o mundo é estável, ou seja, em que o "mundo já é". Ligados a essepressuposto estão a crença na determinação - com a consequente previsibilidade dos fenômenos - e a crença na reversibilidade - com a consequente controlabilidade dos fenômenos.
O pressuposto da estabilidade leva o cientista a estudar os fenômenos em laboratório, onde pode variar os fatores um de cada vez, exercendo controle sobre as outras variáveis. Assim, ele provoca a natureza para que explicite,sem ambiguidade, as leis a que está submetida, confirmando ou não suas hipóteses. Ao levar o fenômeno para laboratório, excluindo o contexto e a complexidade, focalizando apenas o fenômeno que estava acontecendo, ele exclui a sua história.
A idéia de "leis da natureza" é a mais fundamental da ciência moderna e tem uma conotação legalista, como se a natureza fosse obrigada a seguir leis......
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pensamento sistêmico
  • Pensamento sistemico
  • Pensamento Sistemico
  • Pensamento sistêmico
  • Pensamento Sistemico
  • Pensamento Sistêmico
  • Pensamento Sistêmico
  • Pensamento sistemico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!