pensamento pedagogico

Páginas: 2 (288 palavras) Publicado: 18 de abril de 2014
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA


 O professor que desrespeita a curiosidade do educando, o seu gosto estético, a sua inquietude, a sualinguagem, mais precisamente, a sua sintaxe e a sua prosódia; o professor que ironiza o aluno, que o minimiza, que manda que "ele se ponha em seu lugar" ao mais tênue sinal desua rebeldia legítima, tanto quanto o professor que se exime do cumprimento de seu dever de propor limites à liberdade do aluno, que se furta ao dever de ensinar, deestar respeitosamente presente à experiência formadora do educando, transgride os princípios fundamentalmente éticos de nossa existência (p. 66).


 "É preciso,indispensável mesmo, que o professor se ache repousado no saber de que a pedra fundamental é a curiosidade do ser humano" (p. 96).

 "Não há docência sem discência, as duas seexplicam, e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina aoaprender" (p. 25).

 "o educador que 'castra' a curiosidade do educando em nome da eficácia da memorização mecânica do ensino dos conteúdos, tolhe a liberdade do educando,a sua capacidade de aventurar-se. Não forma,domestica”(p.63).

É por isso,repito,que ensinar não é transferir conteúdo a ninguém,assim como aprender não é memorizar operfil do conteúdo transferido no discurso vertical do professor.(p.116).

Sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de descriminação,contra adominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais.(p.100).

Não é possivel ao sujeito ético viver sem estar permanentemente exposto á trangressão da ética.(p.19)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pensamentos pedagógicos
  • O pensamento pedagógico
  • O pensamento pedagógico
  • Pensamentos Pedagógicos
  • Pensamento Pedagogico
  • o pensamento pedagogico
  • Linha do tempo: pensamentos pedagógicos
  • Tendencias do Pensamento Pedagogico Contemporaneo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!