pensamento filosofico

Páginas: 6 (1273 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
O pensamento filosófico-científico tem como uma de suas primeiras manifestações o período pré-socrático. Este momento que inaugura uma nova fase do pensamento ocidental tem suas próprias características, ênfases e preocupações. Tendo como base o período pré-socrático, analise os próximos enunciados e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

A (_v__) Uma dascaracterísticas que identifica o período pré-socrático é a sua ênfase na cosmologia, ou seja, uma preocupação em entender o funcionamento dos cosmos como um todo harmônico e organizado, as leis que regem seu funcionamento e a descoberta do princípio universal do qual deriva todas as coisas.

B (__v_) Um dos grandes temas discutidos no período pré-socrático tem a ver com disputa do conceito de SER entreParmênides e Heráclito. Enquanto este defendia a existência de um ser imutável e eterno, aquele defendia a mutabilidade do ser, expresso principalmente em sua celebra frase: “ninguém pode entrar no mesmo rio duas vezes”.

C (_f__) A pólis, como uma entidade que surge na Antiguidade Clássica, pouca relevância teve na transição do período mitológico para o período pré-socrático, pois ela manteve a suaestrutura social baseada no patriarcado, dando pouca relevância à discussão crítica e racional.

D (_f__) O período pré-socrático também ficou conhecido pela sua uniformidade de pensamento, pois uma vez que as ciências exatas tinham primazia, estas necessariamente levavam os pensadores do período a conclusões uniformes.

E (_v_) Parmênides, contrariamente ao pensamento de Heráclito, acreditavaque a essência de cada coisa era imóvel e imutável. Logo, ela pode ser percebida apenas através do uso da razão.
A alternativa correta é: 

Sua resposta está correta. A vida na polis foi modificada passando a exigir explicações racionais sobre todas as coisas. Vários filósofos apresentavam suas teses e em muitos momentos uma tese negava a outra. Portanto as questões C e D são falsas e as demaiscorretas pois os pré socráticos buscavam na natureza o princípio fundador de todas as coisas. Heráclito defendia a ideia de que nada é permanente enquanto Parmênides já dizia que a essência de cada coisa não muda.  


Quanto aos ritos de passagem é correto afirmar:
I- Os ritos de passagem marcam a aquisição, pelo indivíduo, de um novo “status” que confirma sua inserção social.
II- Os ritos sãorepetições de atos, palavras que a comunidade julga ter sido ensinada por um ser sagrado, sendo portanto, realizados apenas por povos primitivos.
III- São os ritos que se efetuam imediatamente após o parto que conferem ao recém-nascido o estatuto de 'vivo' propriamente dito; é somente graças estes ritos que ele fica integrado na comunidade dos vivos.
IV- Certos objetos são separados para o usoem cerimônias e passam a ter novo sentido para a comunidade, recaindo sobre este objeto a noção de tabu.
Assinale a alternativa correta.


Sua resposta

Sua resposta está correta. Os ritos estão presentes nas diferentes as culturas e em todos os tempos, sendo práticas presentes até os dias atuais, indiferentemente do desenvolvimento técnico e científico dos povos. Dessa forma, a questão IIestá errada e as demais corretas.












Leia com atenção os enunciados abaixo e julgue-os atribuindo V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
Tal como o ser humano, a sociedade também passa por um processo de desenvolvimento em seu modo de pensar. Um dos primeiros estágios do pensamento ocidental é conhecido como pensamento mitológico. A respeito desse modo depensar, julgue as afirmações a seguir.
A (__v_) Diante de situações que causam admiração e perplexidade, tais como a vida e a morte, a força da natureza e próprio comportamento humano, o homem sempre buscou explicações que lhe tranquilizasse a mente. Foi nesse contexto e para atender a essas necessidades, que surgiram as narrativas mitológicas.
B (_f__) As narrativas mitológicas, apesar de não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pensamentos filosoficos
  • Pensamento filosófico
  • Pensamento filosofico
  • Pensamento Filosófico
  • pensamento filosofico
  • Pensamento Filosofico
  • pensamento filosofico
  • O que é o Pensamento Filosófico?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!