Pensamento Filosófico

Páginas: 6 (1345 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
01.Proponha duas relações possíveis e coerentes entre o conteúdo do texto “Todo
Mundo Tem Razão?” e as temáticas do componente curricular Filosofia. Cite as
duas relações que você identificou, escolha uma dentre elas e explique-a de
acordo com os conhecimentos propostos nas Aulas de Filosofia.

O pensamento filosófico se constitui a partir de reflexões sobre arquétipos culturais, que nãonecessariamente representam estruturas estanques de manifestações peculiares das diversas perspectivas culturais. Sendo assim, o texto proposto para discussão elenca justamente duas possibilidades discursivas de análise: a que diz respeito à análise contrastiva entre sociedades de uma mesma sincronia, como a que pode ser vista entre as sociedades mulçumanas e brasileira; e a que busca refletirsobre a constituição do relativismo cultural, que buscará demonstrar as diferentes manifestações culturais, baseadas na historicidade que as compõem.
Levando em consideração o segundo aspecto levantado, podemos dizer que, com base nas diferentes relações históricas de formação de cada sociedade, o pensamento filosófico mulçumano, por exemplo, terá outros vieses, pois a historicidade que oscompuseram não foi a mesma que constituiu a sociedade brasileira.

02.Explique a afirmação abaixo e identifique um trecho e/ou situação do texto “Todo
Mundo Tem Razão?” que exemplifique a afirmação a seguir.
Afirmação: Muitos são os pontos de encontro entre cultura e moral.
Quaisquer que sejam as manifestações de uma sociedade, estas são materializações culturais, permeadas por estruturascompartilhadas entre cada indivíduo que a compõem. Por isso mesmo, a noção de cultura é extremamente abrangente, porque traz para si um leque de objetos culturais, que surgem da própria existência humana. Assim, a constituição discursiva de moral de uma comunidade será consequentemente uma produção cultural. Um exemplo que pode ser anunciado no trecho que reflete a ideia de sociedade que compreende amulher adúltera como uma criminosa que não merece condolência diante da lei maior de sua comunidade. Como afirma Rodrigo Cavalcante, “ cada sociedade tem o direito de definir como quiser as regras que regem a vida dos indivíduos”.

03.Por qual motivo a atenção às características da reflexão filosófica (radical, rigorosa
e de conjunto) favorece ao entendimento do conteúdo proposto pelo texto “TodoMundo tem Razão?”
Levando em consideração as exemplificações presentes no texto proposto, podemos afirmar que tanto um pensamento radical quanto um rigoroso e/ou de conjunto refletem a ideia de relativismo cultural existente nas diversas manifestações sócio-culturais e políticas das sociedades modernas. Por exemplo, ao tratarmos da não possibilidade de transfusão sanguínea entre os protestantesno Brasil, o texto mostra a interferência religiosa nas relações sociais do Brasil.
04.No texto “Todo Mundo Tem Razão?” alguns amigos iniciam um diálogo para o qual
não irão constar resoluções absolutas que encerrem a temática. Assim como na
proposta do referido texto, também a atitude filosófica está relacionada à
capacidade de busca pelo saber sem que as afirmações já existentes esgotemas
possibilidades de novas inquietações e de novos saberes. Nessa perspectiva,
explique em que consistem as duas características fundamentais da atitude
filosófica e relacione essa atitude ao seu cotidiano.
A atitude filosófica se resume a duas características que são a negativa e positiva ou propositiva, na qual a primeira nega o senso comum e ideias pré-concebidas que são tidas comoverdades imposta por uma sociedade; já a segunda consiste em questionamentos de situações cotidianas, como o porquê das coisa, ideias , costume serem assim e não de outra forma. Como atitude do nosso cotidiano, podemos citar por exemplo as regras estabelecidas que são colocadas em dúvida e dessa maneira o indivíduo tomado pela crítica fundamenta suas crenças e não ficam alienados frente à verdades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pensamento filosofico
  • pensamentos filosoficos
  • Pensamento filosófico
  • Pensamento filosofico
  • pensamento filosofico
  • Pensamento Filosofico
  • pensamento filosofico
  • O que é o Pensamento Filosófico?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!