pensamento escola noava

616 palavras 3 páginas
PENSAMENTO PEDAGÓGICO DA ESCOLA NOVA
É um movimento de renovação da educação, tendo como idéia o de fundamentar, o ato pedagógico na ação, na atividade da criança. Essa relação dialógica se disseminou em muitas partes do mundo, pois valorizava a auto-formação e a atividade espontânea da criança. A teoria da Escola Nova buscava uma educação que fosse instigadora da mudança social e, ao mesmo tempo, se transformasse porque a sociedade estava em mudança.
Vários movimentos se criaram em torno dessa teoria, no sentido que a Educação Nova seria integral (intelectual moral e física); ativa, prática (com trabalhos manuais obrigatórios, individualizada), autônomo (campestre em regime de internato e co-educação). Um dos percussores desse sistema educacional, é o Adolf Che Ferriere (1879-1960), lecionou no instituto Jean-Jaques Rousseau, de Genebra. Disseminou as idéias da escola e da educação nova na Europa.
Conseguiu sintetizar correntes pedagógicas distintas em suas manifestações, centrado na preocupação de colocar a criança no centro das perspectivas educativas, cujas práticas tinham com intenção, trazer para as crianças a alegria de viver o regozijo, o movimento espontâneo e as risadas, já que a escola tradicional significava a inquietude, a imobilidade e o silêncio ou forma impositiva a esses alunos.
Outro educador é John Dewey (1859-1952), sua importância foi o de ser o percussor desse novo ideal pedagógico, ao afirmar que o ensino deveria se pautar pela ação e não pela instrução, a educação de forma contínua refaz a experiência concreta, ativa, produtiva de cada um.
Dewey pensava numa educação essencialmente pragmática, instrumentalista. As relações de convivência são democráticas e sem trazer em pauta a sociedade de classes. Acreditava Dewey que sendo a educação um processo e não um produto permitia assim, de forma dinâmica, um processo de melhoria permanente de eficiência individual e assim essa educação se confundiria com o próprio processo de viver.
Esse

Relacionados