pENSADORES- MOTRICIDADE- LINGUAGEM- DESENVOLVIMENTO

1198 palavras 5 páginas
Piaget:
Desenvolvimento Humano: Esse desenvolvimento se dá através da compreensão e de como e formado o processo de constituição do pensamento lógico-formal e matemático. Para Piaget o pensamento é a base que se concentra a aprendizagem. O pensamento é a maneira que a inteligência se manifesta. O desenvolvimento do pensamento e da linguagem da criança se realiza através de quatro períodos, são eles: período sensório-motor( 0 a 2 anos), período pré operatório( 2 a 7 anos), período das operações concretas( 7 a 11 ou 12 anos), e período das operações formais( 11 ou 12 anos adiante.
Motricidade: O universo que circunda a criança é conquistado através da percepção e dos movimentos, tendo como exemplo ( o movimento dos olhos). A criança vai aperfeiçoando esses movimentos e adquirindo habilidades e assim compreendendo tempo, espaço, objetos, e tudo que os rodeiam. O desenvolvimento físico motriz acelerado é suporte para o aparecimento de novas habilidades.
Linguagem e Cognição: O desenvolvimento cognitivo da criança se divide em partes, sendo a organização que conforme a criança vai crescendo vai sabendo organizar seus sistemas físicos e cognitivos, tem também a adaptação, que vai capacitando uma adaptação a estruturas mentais e de comportamento, outra fase é a assimilação, onde ela já consegue adquirir informações, tem a acomodação onde a criança consegue mudar formas de agir e pensar, e por fim a equilibração que são estruturas cognitivas em equilíbrio. A interação e a comunicação entre os indivíduos são as conseqüências mais evidentes do desenvolvimento da linguagem e da cognição.
Vygotsky:
Desenvolvimento Humano: Para Vygostky o desenvolvimento humano se dá em relação as trocas entre parceiros sociais, através de processos de interação e mediação, por isso que o desenvolvimento não acontece sozinho, os processos caminham juntos embora não paralelo. Ele criou também a teoria do processo social histórico e o conceito de zona de desenvolvimento proximal, que é a

Relacionados