pensadores do absolutismo

Páginas: 2 (478 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Hobbes :
Considerado como um dos teóricos do poder absolutista em vigor na Idade Moderna, Thomas Hobbes viveu entre 1588 e 1679. Para Hobbes, o Estado deveria ser ainstituição fundamental para regular as relações humanas, dado o caráter da condição natural dos homens que os impele à busca do atendimento de seus desejos de qualquer maneira, a qualquer preço, de formaviolenta, egoísta, isto é, movida por paixões.
Afirmava que os homens não tiram prazer algum da companhia uns dos outros quando não existe um poder capaz de manter a todos em respeito, pois cada um pretendeque seu companheiro lhe atribua o mesmo valor que ele atribui a si próprio. Dessa forma, tal situação seria propícia para uma luta de todos contra todos pelo desejo do reconhecimento, pela busca dapreservação da vida e da realização daquilo que o homem (juiz de suas ações) deseja. Deste ponto de vista surgiria a famosa expressão de Hobbes: “O homem é o lobo do homem”.
Seu livro “Leviatã”justificou o poder de concentração de poder nas mãos do Rei, e popularizou a frase: “O homem é o lobo do homem”, ou seja, a humanidade precisa e necessita da ORDEM, e por isso os homens devem se uniratravés de um contrato com o intuito de entregar a sua liberdade ao soberano que deve administrar a nação com “mãos de ferro” e organizá-la através de leis que ajudam os homens a viverem em harmonia.Maquiavel :
A ascensão do absolutismo na Europa fez com que novos pensadores viessem a refletir sobre essa nova experiência política. Em geral, eles buscaram justificar opoder absoluto do rei com a constituição de teorias filosóficas favoráveis ao interesse que a nobreza e a burguesia tinham em legitimar o grande poder de intervenção concedido à autoridade monárquica.Esse processo de elaboração de teorias acabou estabelecendo novas perspectivas sobre o Estado, a política, o poder e a Nação.
Um dos primeiros a formular ideia a esse respeito foi o pensador...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ABSOLUTISMO
  • Absolutismo
  • absolutismo
  • Absolutismo
  • absolutismo
  • ABSOLUTISMO
  • ABSOLUTISMO
  • Absolutismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!