PeneumotorAX

961 palavras 4 páginas
Introdução
O pneumotórax é caracterizado pela presença de ar na cavidade pleural, o que em geral ocorre como resultado de uma doença ou lesão dos pulmões. Alguns pneumotóraces constituem uma emergência médica, outros não. Para entender-se melhor o que é o pneumotórax, é necessário conhecer, pelo menos em parte, algo sobre a anatomia dos pulmões. Os pulmões são órgãos aerados e expansíveis que ficam localizados dentro da caixa torácica. Eles são revestidos pela pleura, um “saco” constituído por duas membranas justapostas uma à outra. Uma delas é aderida aos pulmões (pleura visceral) e a outra à parede torácica interna (pleura parietal), formando entre elas um espaço virtual, chamado cavidade plural, preenchido apenas por uma fina camada de líquido lubrificante (líquido pleural). Quando, por qualquer razão, o ar penetra e preenche parcialmente essa cavidade, tem-se um pneumotórax(pneuma=ar).

Imagem de um pulmão com pneumotórax

Como se desenvolve a doença?

O pneumotórax é uma condição pulmonar que acontece quando há uma lesão na pleura, membrana delicada que recobre o lado de fora do pulmão (pleura visceral) e a superfície interna da parede torácica (pleura parietal). A lesão provoca a entrada de ar, que deveria estar apenas dentro do pulmão, para dentro do tórax.
Com isso, o pulmão começa a se esvaziar, como se fosse um balão murchando. O próprio nome já explica a doença, ou seja, pneumo=ar, tórax=na cavidade torácica. Quando isso acontece, o pulmão perde a capacidade de se encher de ar, sendo que o ar que entra pela traqueia sai imediatamente em direção ao tórax.

O que é um pneumotórax?
Um pneumotórax é o ar que fica preso entre o pulmão ea parede torácica. O ar fica lá a partir dos pulmões ou no exterior do corpo.

Imagens de pneumotórax

O que é a pleura?

Todos nós temos dois pulmões que ficam localizados dentro da caixa torácica e são recobertos por uma fina membrana que se chama pleura. A pleura é uma espécie

Relacionados

  • traqueostomia
    558 palavras | 3 páginas
  • Fisio Anato e Semio
    2645 palavras | 11 páginas
  • Ostomias
    12989 palavras | 52 páginas
  • SEED
    46691 palavras | 187 páginas