Pendulo simplies

886 palavras 4 páginas
Introdução
O experimento teve como objetivo estudar o movimento oscilatório do pendulo simples.
O pendulo simples é constituído por um fio inextensível com uma esfera na sua extremidade e a outra extremidade fixa em é um suporte.
Na figura 1 , podemos ter uma visualização melhor

Figura 1 : representação esquemática do pêndulo simples, o ângulo Θ , é o ângulo de oscilação do pêndulo

Quando afastamos a esfera da posição de repouso e a soltamos, o pêndulo realiza oscilações. Ao desconsiderarmos a resistência do ar, as únicas forças que atuam sobre o pêndulo são a tensão com o fio e o peso da massa m [1]. como na figura 2 .

Figura [ 2 ]: forças que atuam num pêndulo simples

O pendulo era usado no mecanismo do relógio de pêndulo que é baseado na regularidade da oscilação [2].

Descrição Experimental

O pendulo simples utilizado no experimento, tinha um suporte como base um tripé, no topo desde suporte havia um transferidor de 180º para medir o ângulo de oscilação do pêndulo preso por uma pequena argola, nesta argola esta acoplado um fio de nylon e na extremidade deste fio havia uma esfera de alumínio.
O pêndulo usado no experimento esta na figura 3.

Figura 3:Pêndulo usado no experimento

Para medição do tempo de oscilação do pêndulo foi usado um cronometro da marca Tecnhnos que tem sua menor divisão de 0,01s.
Para a medição de tempo a esfera foi colocado no ângulo 10º com a posição de equilíbrio, o ângulo de 10 º foi usado porque a velocidade é pequena , assim podemos desconsiderar o atrito com ar , assim sem o pêndulo terá uma velocidade mais constante que melhora a realização das medições de tempo.Esperávamos duas oscilações do pêndulo (movimento de ida e volta) e depois iniciava a cronometragem e parávamos a medição depois de 10 oscilações , assim conseguimos reduzir os erros coisa que provavelmente não teríamos com uma medição só . E isso foi repetido 50 vezes.

Resultados
Depois feito as 50 medições precisamos organizar

Relacionados