Pendulo simples

Páginas: 7 (1543 palavras) Publicado: 26 de maio de 2013
FACULDADE DO VALE DO IPOJUCA- FAVIP
ENGENHARIA CIVIL

EXPERIMENTO 2
DETERMINAÇÃO DA INTENSIDADE DO CAMPO GRAVITÁCIONAL TERRESTRE

Aluno (a): Hermano Nunes
Almir Rodrigues
Ministrante: Bruno B. Camelo.
Disciplina: Física Experimental.
Período: 3º
Turma: 1202

Maio 2013
INTRODUÇÃO

O pêndulo simples é um sistema constituído por uma massa pontual m, suspensa deum ponto por um fio inextensível e de massa desprezível quando comparada com m, e que oscila em torno desse ponto. Durante a oscilação, a massa descreve uma trajetória circular cujo raio é o comprimento l do pêndulo, conforme esquematizado na Fig. 1. O movimento não é uniforme porque nem o módulo nem a direção e o sentido da velocidade são os mesmos em todos os pontos do seu percurso. O objetivo édeterminar o campo gravitacional terrestre, levando em consideração todas as forças atuantes no sistema.
No experimento consideramos que o pendulo foi erguido a um ângulo de 8º e a seguir abandonado, ele irá oscilar, voltando periodicamente ao ângulo “x” o ocasionando um movimento harmônico. O ângulo “x” é denominado de amplitude angular. O tempo gasto numa oscilação completa, ou seja, o tempogasto para o corpo ir de uma posição qualquer e voltar à mesma posição é denominado de período.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

O Centro de gravidade é o efeito total, de todas as forças aplicadas no centro de gravidade de um corpo, que especificamente, no caso do pêndulo, coincide com o centro de massa, em um único ponto do corpo.
Com a teoria Newtoniana chegou-se a conclusão que existe uma atraçãomutua entre os corpos, tal fato e denominado gravitação. Também que quanto maior for a massa deste corpo maior será o seu poder de atração sobre os demais.
O movimento harmônico simples é o movimento executado por uma partícula sujeita a uma força proporcional ao deslocamento da partícula e de sinal oposto, todo movimento que se repete em intervalos regulares é chamado de movimento periódico oumovimento harmônico.
Um pêndulo simples é um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo. O braço executa movimentos alternados em torno da posição central, chamada posição de equilíbrio. O pêndulo é muito utilizado em estudos da força peso e do movimento oscilatório. A descoberta da periodicidade do movimento pendular foi feita por Galileu Galilei.O movimento de um pêndulo simples envolve basicamente uma grandeza chamada período (simbolizada por T): é o intervalo de tempo que o objeto leva para percorrer toda a trajetória (ou seja, retornar a sua posição original de lançamento, uma vez que o movimento pendular é periódico). Derivada dessa grandeza, existe a frequência (f), numericamente igual ao inverso do período (f = 1 / T), e que portanto se caracteriza pelo número de vezes (ciclos) que o objeto percorre a trajetória pendular num intervalo de tempo específico.
O resultado de uma medida possui uma incerteza que decorre da limitação de precisão de qualquer instrumento de medida utilizado. Além da incerteza intrínseca ao equipamento (± metade da menor divisão), existem outros fatores que influem no resultado de uma medida. Paraexemplificar os problemas que podem surgir em fazer uma medição simples, nesta experiência tentamos medir o período de um pêndulo.
O período de oscilação do sistema é dado pela expressão:
T = (1+1/4) sen² (Ө/2) + (1/4) x (3/42) sen4 (Ө /2) …) (1)
com T0 = 2π√L/g

Onde L é o comprimento do fio e g é a Intensidade do campogravitacional.
Fig. 1

METODOLOGIA

Este experimento foi realizado com a participação de 6 integrantes onde foram usados os procedimentos descritos a seguir e realizado no dia 08 de março de 2013 no Laboratório de Física FAVIP, com o tema “Determinação do Campo Gravitacional Terrestre” e com o objetivo de determinar o campo gravitacional.
Para tal, foram utilizados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pendulo simples
  • Pendulo Simples
  • Pendulo Simples
  • Pendulo Simples
  • Pendulo simples
  • Pêndulo simples
  • O Pêndulo Simples
  • Pendulo simples

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!