Pendulo simples

Páginas: 7 (1696 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Pêndulo Simples
FACULDADE ESTÁCIO DE CURITIBA
Marcelo Ferreira Dias, Jerônimo da Rosa
marcelo_fdias@yahoo.com.br, jeronimodarosa@yahoo.com.br

Resumo - Este artigo descreve todos os métodos de Pendulo simples.
Analisou-se o experimento através de dados obtidos pela experiência e gráfico montado comparou-se com os valores teóricos para entender que o período é independente da massa eamplitude, porém é diretamente relacionado ao comprimento do fio neste sistema.
1-INTRODUÇAO

Um pêndulo simples é um modelo idealizado constituído por um corpo puntiforme suspenso por um fio inextensível de massa desprezível. Quando o corpo puntiforme é puxado lateralmente a partir da sua posição de equilíbrio e a seguir libertado, e ele oscila em torno da posição de equilíbrio. As seguintessituações familiares podem ser modeladas como pêndulos simples: uma bola de demolição de presa no cabo de um guindaste, o peso da extremidade de um fio de prumo e uma criança em um balanço.
Uma partícula de massa m em um sistema composto de pêndulo simples se move em uma trajetória dentro em um arco de circunferência com raio L, conforme o diagrama apresentado na Figura 1. As forças que agem sobre apartículas são a forças peso e a tensão T do fio. Adotando um referencial de coordenadas polar, a componente tangencial da força resulta te é descrita pela expressão:


2. Material utilizado
- 1 base em Y para suporte universal
- 1 haste metálica de 70 cm
- 1 haste metálica de 20 cm
- 1 mufa
- 1 conjunto de massas aferidas
- 1 trena
- 1 cronômetro digital
- 3 metros de fio depolipropileno
5. Método de trabalho
5.1. Dependência com a massa
Montar o pêndulo utilizando uma massa 50 gramas e um fio. Ajustar o comprimento do fio em 60 cm e a posição do suporte universal sobre a bancada para delimitar a amplitude de oscilação. Por o pêndulo para oscilar deslocando a massa de um ângulo pequeno (10 cm de amplitude), medir o tempo de duração de uma série com 10 oscilações,para obter a duração de um único ciclo. Repetir o procedimento anterior para corpos com massas de 100g, 150g, 200g e 250g e organizar os valores obtidos em uma tabela (Tabela I). Determinar o valor da aceleração da gravidade, utilizando o valor do período experimental obtido. Compare com o valor da gravidade = 9,81m/s².
5. 2. Dependência com o comprimento do fio
Montar o pêndulo utilizandouma massa 50 gramas e um fio. Ajustar o comprimento do fio em 90 cm e a posição do suporte universal sobre a bancada para delimitar a amplitude de oscilação. Por o pêndulo para oscilar deslocando a massa de um ângulo pequeno (10,0 cm de amplitude) e medir o tempo de duração de uma série com 10 oscilações, para medir a duração de um único ciclo. Repetir os procedimentos diminuindo o fio (enrolando-ono suporte) para comprimentos de 75 cm, 60 cm, 45cm e 30cm, mantendo o valor da massa. Organizar os valores obtidos em uma tabela (Tabela II). Determinar o valor da gravidade, utilizando o valor do período experimental obtido. Compare com o valor da gravidade = 9,81m/s².

5. 3. Dependência com o ângulo de oscilação

Montar o pêndulo utilizando uma massa 100g e um fio. Ajustar o comprimentodo fio em 60 cm e a posição do suporte universal sobre a bancada para delimitar a amplitude de oscilação. Por o pêndulo para oscilar deslocando a massa de um ângulo pequeno (10 cm de amplitude), Medir o tempo de duração de uma série com 10 oscilações, para medir a duração de um único período. Repetir os procedimentos mantendo o valor da massa e o comprimento do fio, variando o ângulo máximo deoscilação com a amplitude entre 10 cm até 30 cm, com intervalos de 5 cm. Determinar o valor da gravidade utilizando o valor do período experimental obtido. Compare os valores com o valor da gravidade = 9,81m/s².



6. Resultado
Massa (g) | Tempo de 10 Oscilações (s) | Período Experimental T(s) | Médias dos Períodos | Período*1 Teórico | Erro *2 Percentual Período | Gravidade *1...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pendulo Simples
  • Pendulo Simples
  • Pendulo Simples
  • Pendulo simples
  • Pêndulo simples
  • O Pêndulo Simples
  • Pendulo simples
  • Pêndulo simples.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!