Pendulo simples

Páginas: 5 (1040 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014



Camila Cordeiro
Camila Marochi
Geazi Pádua
Tiago Sties
Não sei o nome do outro cara


Faculdade Educacional Araucária – Engenharia de produção 3º Período – 3º C


RESUMO
O resumo partiu após estudar movimento harmônico simples (MHS), propriamente dito oscilações, para isto a equipe utilizou-se de um material disponível no laboratório, que é pertencente à área de MHS, oinstrumento usado foi o Pendulo simples. O objetivo do experimento foi realizar medidas de período de um pêndulo simples e verificar sua dependência com a massa, com o comprimento do fio e com o ângulo máximo do movimento, contando com a gravidade. Os resultados que estão apresentados no desenvolvimento do relatório foram os obtidos a partir do presente experimento e foram satisfatórios, pois estãocoerentes com os descritos na literatura.


Palavras chave: Pendulo, período, massa.


ABSTRACT
The summary went after studying simple harmonic motion (MHS), itself oscillations, the team used for this is a material available in the lab, which is owned by MHS area, the instrument used was simple Pendulum. The goal of the experiment was to perform measurements period of a simple pendulum andverify its dependence on the mass, with the wire length and the maximum angle of movement, with gravity. The results are shown in report development were obtained from this experiment and were satisfactory, since they are consistent with those described in literature.

Key Words: Pendulum, period, mass.


1. INTRODUÇÃO

O pêndulo simples é constituído por uma partícula de massa suspensa poruma corda inextensível de comprimento e de massa desprezível. Quando solta de uma posição que faz um ângulo com a vertical, sob ação da força da gravidade, a partícula oscila sob ação da força da gravidade no plano vertical, descrevendo um arco de círculo em torno da posição de equilíbrio que é a vertical.
A primeira pessoa a observar isso foi Galileu Galilei em 1951 quando participava de umacerimônia na Catedral de Pisa, observou um lustre que oscilava no teto, controlando o tempo por seus batimentos cardíacos observou que o intervalo entre cada oscilação era sempre o mesmo, não importando a amplitude do movimento, assim constatou que o período era constante e não dependia da amplitude do movimento. Para confirmar sua descoberta, construiu dois pêndulos iguais com amplitudes diferentese os pôs em movimento, ambos se moveram com o mesmo período, assim constatou que sua observação estava correta. A Figura 1 mostra o pêndulo e as forças que atuam nele.



FIGURA 1: PENDULO SIMPLES AS FORÇAS QUE AGEM SOBRE O PESO SÃO FORÇA A GRAVITACIONAL E TENSÃO DO FIO.

Quando o pêndulo é deslocado de sua posição de equilíbrio, ele oscila sob a ação da força P peso, apresentando ummovimento periódico. As forças que atuam sobre a esfera de massa m são: a força peso p e a força de tração T. Como pôde ser observado, além da ação da força da gravidade em decorrência do peso massa, também existe a força tração T do fio. A equação que representa a força restauradora se dá por:

 (1)

Onde m é a massa, g é a aceleração da gravidade e F é a força restauradora, lembrando que osinal negativo indica a restauração.
Além disso, temos ainda que o período de uma oscilação depende apenas do comprimento do fio e da aceleração da gravidade, como pode ser observado na equação a seguir:
 (2)

Onde L é o comprimento do fio, g é a aceleração da gravidade e T é o período.


2. DESENVOLVIMENTO

A equipe montou o equipamento conforme orientação do professor, tambémcontou com a ajuda do roteiro, iniciando o experimento com a pesagem dos três pesos disponíveis que foi o inox 0,097kg, alumínio 0,032kg e nylon 0,014kg. O primeiro experimento a ser executado foi o período VS a amplitude prendendo o peso de inox na extremidade do fio com 0,8 m de comprimento, foi afastado o peso de sua posição de equilíbrio em 0,10m para que o peso oscilasse, foi coletado o tempo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pendulo simples
  • Pendulo Simples
  • Pendulo Simples
  • Pendulo Simples
  • Pendulo simples
  • Pêndulo simples
  • O Pêndulo Simples
  • Pendulo simples

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!